Atriz Eloísa Mafalda morre aos 93 anos no Rio de Janeiro

O enterro de Eloísa será em Jundiaí, no interior de São Paulo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por volta das 20h30 desta quarta-feira (16/05), a atriz Eloísa Mafalda morreu aos 93 anos em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Marcos Teixeira, filho da atriz confirmou que a mãe morreu em casa. O enterro de Eloísa será em Jundiaí, no interior de São Paulo. A família ainda não sabe a causa da morte e seu sepultamento está sendo organizado para quinta ou sexta-feira. Intérprete de papéis marcantes da dramaturgia brasileira deixa dois filhos, dois netos e dois bisnetos.

Eloísa Mafalda trabalhou como costureira e auxiliar de escritório nas Emissores Associadas, na qual teve os primeiros contatos com a arte e a interpretação. Começou sua carreira no rádio. Seu irmão Oliveira Neto a convenceu a fazer um teste. Ela foi aprovada e começou a fazer radionovelas da Rádio Nacional. em seguida a atriz fez sua estreia na TV Paulista, onde ficou até a emissora acabar e ser vendida para a TV Globo.

Na Globo, Eloísa viveu papéis marcantes em mais de 40 trabalhos, entre novelas, séries e especiais. Caso de Dona Nenê, na primeira versão de "A grande família", e a inesquecível Dona Pombinha Abelha, de "Roque Santeiro". A carreira conta ainda com outros personagens que caíram no gosto do público, como Maria Machadão, de "Gabriela", Dona Mariana, de "Paraíso", Gioconda Pontes, de "Pedra sobre pedra" e Manuela, de "Mulheres de areia".

A atriz fez seu primeiro papel no cinema em 1950, no filme "Somos dois". Já no teatro, a estreia aconteceu em 1965, numa adaptação de "O morro dos ventos uivantes". Eloísa estava fora do ar desde a novela "O Beijo do Vampiro", de 2002. Os convites para voltar foram muitos, mas a artista não pode aceitá-los. Na época da última novela, já não conseguia decorar os textos e decidiu sair de cena diante da perda de memória. Ela vivia com a filha Mirian, em Petrópolis.

Pelas redes sociais, o neto da atriz Marcello Berro fez despedida emocionada para avó, a quem chamou de "meu grande amor".

"Foi a primeira mulher que me pegou no colo. Sim! Antes de colocarem no colo da minha mãe, ela pegou da mão da obstetra e disse: 'É meu neto!' Nosso amor sempre foi explícito. Quando aprendi a escrever, escrevi em todos os livros da casa dela, listas telefônicas, paredes, gavetas: 'Vó te amo", escreveu o neto, em post no Facebook.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES