SEÇÕES

Conheça os segredos da ata, uma fruta exótica

Propriedades da fruta do conde

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conde, condessa, pinha, furta-da condessa, araticum, graviola-brava, biribá ou ata. Assim como as variedades de nomes, essa fruta nativa das florestas tropicais e espalhada por todo Brasil, também possui vários benefícios para a saúde humana. Das folhas até a semente, o pé de ateira serve para tratar e prevenir diversos problemas de saúde, como a anemia, artrite e prisão de ventre.

Além disso, é um excelente aliado para visão e na manutenção da beleza da pele e dos cabelos.Da mesma família que a graviola, a pinha é uma fruta repleta de propriedades que se bem utilizadas conseguem fazer um efeito positivo na saúde de quem a consome.

Rica em minerais, vitaminas e outras propriedades, essa fruta atua em diversos segmentos da saúde humana. Entre seus principais componentes nutricionais estão o ferro, cálcio, fósforo e potássio. Contem ainda vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo de B. Rica em carboidratos e proteínas, a pinha tem o efeito antioxidante, adstringente, antirreumático e antiespasmódico. Além disso tudo, também um forte papel energético e diurético.

Com tantas propriedades, os benefícios da fruta são inúmeros. A combinação entre ferro e vitamina C ajuda o corpo a enfrentar as fraquezas, afastar doenças que afetam o sistema imunológico e eliminar os possíveis sintomas da anemia. Além de regularizar a pressão arterial e as taxas de ácido úrico no corpo. Ótima fonte de fibras, a fruta do conde facilita o trânsito intestinal, melhora a absorção dos alimentos, combate a prisão de ventre, prolonga a sensação de saciedade e auxilia a eliminação de toxinas no corpo.

Diante desses benefícios, pode-se concluir que esse alimento é um aliado forte na luta contra o sobrepeso. Elimina as intensas dores provocadas pela enxaqueca, aumentam a qualidade do sono e tem um efeito relaxativo, atenuando cãibras, convulsões e espasmos. A furta ainda combate os radicais livres através da sua ação antioxidante, assim melhora a visão, previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.

O alto índice de magnésio atua como um equilibrador de água no corpo e reduz os efeitos da artrite e do reumatismo, uma vez que remove os ácidos das articulações. Além disso, combate a fraqueza muscular e com o auxílio do cálcio ajuda na formação óssea. Outro benefício proporcionado pelo consumo regular dessa fruta é a manutenção de pele e cabelos saudáveis, devido ao teor de vitamina A e vitamina C.

A pinha pode ser consumida como um lanche ou no café da manhã. Além disso, pode-se fazer chá com suas folhas que ajudam no funcionamento do intestino, como também trabalham como uma bebida relaxativa. Suas sementes também podem ser usadas para melhorar a saúde. Se trituradas podem acompanhar alguma bebida, como suco de limão. Essa mistura é um ótimo remédio natural para evitar vômitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos