Exagerou na bebida? Saiba as melhores formas de curar a ressaca

Especialista indica o que realmente funciona para a cura da ressaca

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Às vezes, acontece. No embalo da noite, aquela cervejinha a mais, e o outro dia se transforma na imagem perfeita do inferno. Dor de cabeça, enjoo, indisposição, vontade zero de levantar da cama, vontade de morrer: todos são sintomas da ressaca.

Mas como fazer com que o preço da diversão não seja maior do que a própria curtição? A dica óbvia é beber menos – e, evidentemente, você deve seguí-la. Mas há maneiras de fazer com que o sofrimento da ressaca seja pelo menos um pouquinho menor. Conversamos com o hepatologista Claudio Augusto Marroni, médico do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia da Santa Casa, que nos ajudou a desvendar o que é mito e o que é verdade. Então, tim-tim, e vamos às dicas:

Nada supera a trinca banho, repouso e muita água

Você pode apelar para as artimanhas mais estrambólicas sugeridas por seu amigo de bebedeira, mas nenhuma vai superar a mais simples: tire o dia seguinte para descansar. O álcool tem efeitos que demoram para ser metabolizados, então o ideal é ficar deitadinho, esperando eles passarem – é por isso que os programas de TV no domingo são bem mais longos. Todos nós sabemos também que o álcool desidrata – ou você foi no banheiro 15 vezes na noite passada por quê? –, então é obrigatório tomar muita água no dia seguinte.

– Também é necessário repor eletrólitos, como sódio e potássio. Bebidas isotônicas têm eletrólitos, então podem ajudar – ressalta o médico.E a terceira dica é um bom banho, que além de relaxar, vai te deixar novo para começar o dia.

O seu estômago sofreu, então trate ele bem

Se o dia anterior foi forte, dê uma trégua. O seu estômago provavelmente vai estar sensível, então evite comidas pesadas, bebidas que não sejam suaves e remédios muito fortes.– A Aspirina, por exemplo, é um excelente remédio, mas causa irritação gástrica. Não é a melhor opção – explica Marroni.

Nada de café ou outros estimulantes

– o negócio é relaxarAlém de entrar no item anterior, o café ainda é estimulante. E, como vimos, o que você menos quer durante a ressaca é ser estimulado. Então, apesar de ajudar a acordar e fazer com que você levante e ponha as coisas em ordem, o café vai potencializar o mal-estar e o desconforto. A dica é evitar qualquer bebida que tenha cafeína, a não ser que seja imprescindível.

Não é necessário tanto sofrimento: antieméticos e paracetamol estão aí para ajudar

Se nada disso der certo, não é nenhum pecado tomar algum remédio que ajude na recuperação – ou que pelo menos diminua as mazelas da ressaca. Para um enjoo muito forte, um antiemético (remédio que alivia os sintomas de náusea) cai bem. Se a dor de cabeça está muito forte, por que não apelar para um analgésico, como o paracetamol?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES