Gêmeas siamesas de 16 anos não querem se separar

Americanas têm problemas de saúde que podem causar a morte

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As gêmeas siamesas Lupita e Carmen Andrade, de 16 anos, nascidas em New Milford, no estado americano de Connecticut, tinham expectativa de vida de apenas três dias após o nascimento. A maioria dos gêmeos siameses morrem logo após o parto, mas as meninas desafiaram todas as previsões e continuam vivas.

Lupita e Carmem aprenderam a dividir tudo na vida, então quando começam as conversas sobre a cirurgia para separação das duas, elas perguntam para a mãe: "Por que você iria querer nos cortar ao meio?"

As meninas são gêmeas Omphalopagus, ou seja, são unidas do peito até a cintura e correspondem a cerca de 10% dos gêmeos siameses. Elas estão grudadas pela parede torácica até a pélvis onde a coluna das duas se encontra. Cada uma tem um coração próprio e dois braços, mas apenas uma perna, sendo a da direita controlada por Carmen e a da esquerda por Lupita. Elas também dividem algumas costelas, o fígado e os sistemas circulatório, digestivo e reprodutor.

Você pode se perguntar como as meninas vão ao banheiro ou lidam com o ciclo menstrual. Nos gêmeos siameses, a bexiga e o útero funcionam normalmente, mas uma pessoa tem o controle de um ou dos dois órgãos. No caso de Lupita e Carmen não se sabe qual das duas têm esse controle.

Apesar de saudáveis, conforme as meninas foram envelhecendo, alguns problemas de saúde começaram a aparecer que podem prejudicar o futuro delas. Lupita tem escoliose, uma curvatura da coluna para o lado que está contraindo seus pulmões. Segundo o jornal britânico "Daily Mail", os médicos dizem que ela pode precisar de uma cirurgia para retirar um segmento da coluna ou então, começar a usar um tanque de oxigênio.

Uma cirurgia para reverter escoliose pode ser um procedimento relativamente simples, mas não é o caso em gêmeos siameses. Há grande risco de morte ou danos cerebrais para Lupita.

Quando as gêmeas eram pequenas, os médicos consideraram separá-as, mas chegaram a conclusão de que não poderia ser feito de forma segura porque elas dividem muitos órgãos vitais e a coluna lombar. Apesar desse problema, elas têm grandes chances de terem uma vida longa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES