Mangueira é bicampeã do Estandarte de Ouro na Marquês de Sapucaí

Para os jurados, a emoção e a beleza do desfile garantiram prêmio

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Estação Primeira de Mangueira foi eleita pelo júri do prêmio Estandarte de Ouro, do GLOBO, como a melhor escola do Grupo Especial. É o segundo ano consecutivo que a escola conquista o prêmio. Para os jurados, a emoção e a beleza plástica do desfile garantiram à verde e rosa o bicampeonato.

O Estandarte de Ouro é o tradicional prêmio de O Globo que coroa os destaques do carnaval.

A Mangueira foi a última escola a desfilar nesta segunda-feira, com o enredo "Só com a ajuda do santo".

O abre-alas trouxe uma série de imagens sacras e a comissão de frente foi formada por santos. Um dos carros alegóricos da Mangueira foi grafitado por Toz. É a primeira alegoria toda grafitada do Carnaval.Além disso, as roupas das baianas reproduziam saquinhos de São Cosme e Damião.

COMISSÃO DE FRENTE

Já a comissão de frente da União da Ilha foi considerada pelo júri do Estandarte a melhor do desfile do Grupo Especial.

Emocionado, o coreógrafo Carlinhos de Jesus, que assinou a ala, disse que ficou surpreso com a premiação e que ela chega para coroar o trabalho de jovens talentos.

— São garotos muito jovens, que conheci esse ano. No início, era tudo uma incógnita para mim. Eles trabalharam muito duro e mereceram demais esse reconhecimento. Estou muito feliz — disse, em sua estreia na escola.

PUXADOR

A União da Ilha do Governador também ficou com o Estandarte de Melhor puxador do desfile, com a interpretação de Ito Melodia, que levantou a avenida. O músico, um veterano da avenida, levou o prêmio pela sexta vez. Como puxador, ele venceu o Estandarte também em 2010 e 2011 e 2016, pela União da Ilha. Além disso, dois sambas de sua composição foram premiados com o Estandarte no Grupo A: em 2002 (Unidos da Ponte) e 2010 (Império da Tijuca).

Eu não vou mais conseguir dormir depois dessa notícia. A disputa foi de alto nível, com muitos puxadores excelentes. Eu não tinha certeza se conseguiria ganhar de novo, mas mantive uma esperança — disse Ito.

BATERIA

A Ilha também conquistou o Estandarte de melhor bateria, comandada por Mestre Ciça. Ao todo, são três premiações da escola da Ilha do Governador.

MESTRE-SALA

O premio de Mestre- sala foi para Sidclei do Salgueiro. Para o júri do Estandarte, a elegância garantiu a escolha de Sidclei.

PORTA-BANDEIRA

O prêmio de porta-bandeira é da Verônica Lima, da Grande Rio. Os jurados do Estandarte citaram que Verônica fez um desfile de grande leveza e graça.

SAMBA-ENREDO

O melhor samba-enredo foi da Beija-Flor, última a entrar na Sapucaí no desfile de domingo. A escola de Nilópolis se inspirou na história de "Iracema", de José de Alencar, e contou a história de amor entre a índia que dá nome ao livro e o colonizador Martim. A agremiação foi a responsável por uma das inovações dos desfiles deste ano, ao desfilar sem alas. Os integrantes, separados por 'grupo coreográficos', ou tribos, desfilaram com componentes com várias fantasias diferentes juntos.

O samba-enredo foi composto por oito integrantes da escola: Claudemir, Maurição, Ronaldo Barcellos, Bruno Ribas, Fábio Alemão, Wilson Tatá, Alan Vinicius e Betinho Santos. Este último, integrante da Beija-Flor há 18 anos, conta que a premiação tem um gostinho especial:

— Esse é o primeiro samba que assino na escola e logo de cara já recebo essa boa notícia do prêmio. É uma emoção indescritível — afirmou.

PASSISTA MASCULINO

Emerson Faustino, do Salgueiro, foi considerado o melhor passista masculino do carnaval 2017.

PASSISTA FEMININO

O júri deu o prêmio de melhor passista feminino deste carnaval para Ana Tássia, da São Clemente.

ALA DE PASSISTAS

O Salgueiro também ficou com a melhor ala de Passistas.

REVELAÇÃO

O Estandarte de revelação do ano foi para Arthur Franco, intérprete oficial da Imperatriz. Ele chegou à escola em 2014, como apoio. Este foi o primeiro ano como principal voz da agremiação, com influências bem diferentes em relação aos colegas das outras escolas. Ele é músico formado em regência, trabalha com corais, dá aulas de canto, toca bateria e teclado e até já cantou até em bares da cidade.

— Estrear com o pé direito assim é bom demais. Mas, não posso esquecer de que esse prêmio, na verdade, é um trabalho de uma grande equipe que me ajudou o tempo todo. Eu não conseguiria fazer isso sozinho. É uma honra poder ocupar o mesmo posto que outros puxadores consagrados, como o Ito Melodia, que é uma grande referência — afirmou Arthur Franco.

PERSONALIDADE

O prêmio de personalidade ficou para Milton Manhães, da Imperatriz Leopoldinense. Experiente produtor e diretor musical, ele foi responsável pela harmonização das vozes e instrumentos e pelo entrosamento entre ritmo e canto da escola na avenida.

ENREDO

O júri do Estandarte concedeu à São Clemente o prêmio de melhor enredo do carnaval. O "Onisuáquimalipanse", da escola de Botafogo foi muito bem desenvolvido.

MELHOR ALA

A ala de número 12 da Mangueira, “Lavagem do Bonfim”, foi considerada a melhor ala na avenida, trazendo um desfile criativo e animado.

ALA DE BAIANAS

A Grande Rio ganhou o Estandarte de melhor ala de Baianas, fazendo um desfile leve e tradicional, na opinião do Júri.

JÚRI DO ESTANDARTE TEM NOVOS INTEGRANTES

Criado em 1972 pelo jornal O GLOBO, o júri do Estandarte tem dois novos integrantes: o escritor Alberto Mussa, coautor do livro "Samba-enredo – História e arte" e duas vezes vencedor do Prêmio Machado de Assis; e a cantora Dorina, que está lançando um CD com músicas de Aldir Blanc e volta ao corpo de jurados depois de quatro anos.

Além deles, participam do prêmio os pesquisadores Haroldo Costa, Rachel Valença e Felipe Ferreira; a carnavalesca Maria Augusta; os jornalistas Aloy Jupiara, Marcelo de Mello e Leonardo Bruno; o empresário Bruno Chateaubriand; e os músicos Luís Filipe de Lima e Mestre Odilon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES