Médico Pedro Alexandre afirma que Andressa Urach já caminha na UTI

Andressa está internada no hospital desde a semana passada em função de uma infecção causada pela aplicação de hidrogel nas pernas, feita há cinco anos.

O quadro clínico de Andressa Urach parece estar evoluindo positivamente. Segundo informações do médico Pedro Alexandre da Motta Martins, chefe da cirurgia plástica do hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, que conversou com o EGO nesta segunda-feira, 8, a modelo já caminha na UTI. Andressa está internada no hospital desde a semana passada em função de uma infecção causada pela aplicação de hidrogel nas pernas, feita há cinco anos. "Ela teve uma melhora muito grande nesse final de semana e isso significa que ela está se movimentando, que ela levantou, foi ao banheiro, ela senta e vê televisão, está se alimentando, conversa, mas não existe uma previsão de ir para o quarto. Até porque ela vive um quadro bastante complexo. Ainda tem coisas que precisam ser resolvidas", disse ele, sem entrar em maiores detalhes.



Entenda o caso

A causa do problema de saúde foi uma aplicação de hidrogel feita há cinco anos nas coxas. Em julho deste ano, Andressa teve problemas e se submeteu a um procedimento para retirar o produto. Na sexta-feira, 28, ela voltou a ser operada para retirar resquícios do hidrogel, sendo liberada pelos médicos no Andressa foi levada para a UTI e, segundo seu assessor, Cacau Oliver, acabou desenvolvendo uma infecção e passou por uma nova cirurgia na noite deste domingo, 30. A previsão inicial é que ela fique internada por 15 dias no local.

"A Andressa passou muito mal após a primeira cirurgia. Ela foi levada ao hospital e eles disseram que o dreno fechou e o hidrogel causou uma infecção. Andressa passou por uma nova cirurgia à noite, e está na UTI", informou a assessoria de Urach. Ela foi operada novamente na segunda-feira, 1º, e está com quadro de sepse. Andressa Urach - Entenda o caso - 05-12-2014 (Foto: EGO)Andressa Urach (Foto: EGO)

Pai de Urach não culpa médicos

O pai de Andressa, Carlos Alberto Krejci Urach, está feliz com a recuperação da filha, que segue internada em UTI de Porto Alegre mas com quadro estabilizado. Apesar da preocupação, Carlos Alberto - um caminhoneiro aposentado que mora em Bossoroca, no interior gaúchoa - não culpa os médicos pelo drama que a filha viveu por conta de uma mal sucedida aplicação de hidrogel nas coxas há cinco anos.

"Estou sofrendo muito, mas agora esperançoso com a melhora dela. Não culpo o medico, que não sei nem quem é, mas acho que foi o material utilizado", disse ele ao EGO na manhã desta sexta, 3.

Caso foi parar na polícia

O caso da apresentadora está sendo investigado pela 14ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre, que segundo informação do G1 abriu inquérito na quinta-feira, 4, para verificar se houve lesão corporal na aplicação do hidrogel, há cinco anos. "De acordo com o que está sendo veiculado na imprensa e as notas oficiais do Grupo Hospitalar Conceição (GCH), estamos diante de um possível crime, em tese, de lesão corporal de natureza grave, previsto no artigo 129 do Código Penal, que independe de representação da vítima. Se a autoridade policial tomar ciência, deve investigar", afirmou ao site o delegado titular da unidade, Tiago Baldin.

Mesmo não tendo sido lá que a apresentadora aplicou o hidrogel, o chefe da cirurgia plástica do Nossa Senhora da Conceição contou ao EGO que o hospital pretende colaborar com as investigações. "Em casos como esse costuma ser solicitado o prontuário do paciente e o depoimento de quem participou dos procedimentos. Ainda não fomos procurados, mas eu e os outros colegas prestaremos quaisquer esclarecimentos à polícia, pois nossa obrigação não é só atender, e sim alertar a população para que tome cuidado e tenha bom senso".

Sem novos boletins

A assessoria de imprensa do hospital Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre informou na manhã de sexta-feira, 5, que não vai mais soltar boletins sobre o estado de saúde de Andressa Urach. De acordo com a unidade, o estado de saúde da apresentadora ainda inspira cuidados, mas já está estabilizado, de forma que a equipe médica julga não ser mais necessária a divulgação de boletins médicos. Entretanto, ela segue na UTI. "Em função da estabilização do estado de saúde da paciente, novo boletim médico será emitido somente em caso de alteração do quadro", diz o comunicado.

Saiba mais sobre o caso Andressa Urach

Andressa Urach usou 200 vezes a mais da quantidade de hidrogel aprovada pela Anvisa

Médico diz que Andressa Urach está com sepse e estado de saúde é gravíssimo

Após nova cirurgia Andressa Urach respira com ajuda de aparelhos

Com a filha em estado grave, mãe de Andressa Urach pede: 'Orem por ela'

Andressa Urach passa por cirurgia e seu estado de saúde é grave, diz hospital

Andressa Urach sofre nova infecção, passa por cirurgia e é levada para UTI de hospital

Mesmo em estado grave, Andressa Urach já respira sem ajuda de aparelhos

Médico diz que caso de Andressa Urach foi um dos mais difíceis de sua vida: 'Esteve Perto da morte'

Andressa Urach acorda em hospital e diz que tem consciência do grande risco de morte

Andressa Urach fala pela primeira vez após internação: “Melhorando a cada dia”

Fonte: Ego