Novo aplicativo permite colorir fotos em P&B em segundos

Pesquisadores usaram 1,3 milhão de fotografias para treinar sistema

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem nunca viu uma antiga fotografia em preto e branco e ficou imaginando como seriam as cores daquele momento capturado? Embora a colorização de imagens (e até de vídeos) tenha avançado bastante nos últimos anos, ainda se trata de uma tarefa que demanda muito tempo. Mas podemos estar prestes a ver um grande salto.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley vêm desenvolvendo um software capaz de transformar o trabalho, que costuma levar horas manualmente, em algo automatizado e que pode ser feito em minutos – ou até segundos.

Richard Zhang é o líder da equipe responsável pelo que vem sendo chamado de I Deep Color. Eles usaram 1,3 milhão de fotografias para treinar o sistema, removendo as escalas de cor e fazendo com que ele as colorisse. Como nem sempre o programa é capaz de “adivinhar” qual cor usar, eles criaram um sistema para que o usuário guie o software.

Zhang e sua equipe lembram que em qualquer processo de colorização, manual ou automático, há um obstáculo para que as fotografias fiquem 100% fiéis à realidade: somente quem viu as pessoas, objetos ou paisagem retratados pode dizer se uma roupa era azul ou verde, por exemplo, então uma mesma foto pode ter versões diferentes dependendo de quem a colorir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES