Saiba como cuidar da calcinha para evitar doenças na vagina

Cuide bem de sua calcinha e evite problemas de saúde

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com um estudo recente, 43% das mulheres que têm algum problema na vagina – como coceiras, dores ou secreções incomuns – sofrem em silêncio. A maior parte delas culpa a falta de informações sobre o tema, mostrando que é importante saber mais sobre preservativos, produtos de higiene e até sobre a calcinha.

De acordo com a ginecologista e terapeuta sexual Mariana Maldonado, apesar de ser uma parceira de todos os dias para muitas mulheres, a calcinha pode se tornar uma grande vilã para a vagina caso não seja bem cuidada. A médica afirma que problemas como candidíase e alergias de contato podem provocar desde coceiras até dor durante o ato sexual, mas que simples correções nos hábitos de higiene podem resolver tudo. Veja como você deve cuidar das suas roupas de baixo para manter sua vagina saudável:

1. Atenção especial na hora de lavar

Você costuma colocar suas calcinhas para lavar junto com todas as outras peças de roupa? Pois saiba que esse hábito não é nada saudável. De acordo com a ginecologista, produtos como sabão em pó e amaciantes têm substâncias químicas que podem causar alergias e até a candidíase, mal que assombra muitas mulheres por poder tornar-se recorrente. Segundo Mariana, o ideal é lavar a peça à mão com água corrente e esfregá-la com um sabão que seja neutro.

2. Torneira, chuveiro e porta do box não servem de varal

Por praticidade, muitas mulheres acabam lavando as calcinhas no banho e deixando-as penduradas no banheiro (quem nunca, não é mesmo?), mas fazer isso é praticamente implorar para que os fungos apareçam por conta da umidade do ambiente. Mariana afirma que lavar no banho não é um problema, mas depois é necessário colocar a peça para secar em um local arejado.

3. Protetor diário não é solução, é um vilão

Preocupadas com possíveis odores e secreções – que muitas vezes são normais, já que o muco vaginal é algo que todas as mulheres têm – e iludidas por propagandas que prometem milagres, muitas mulheres apelam para protetores diários para se sentirem mais limpas e secas.

Apesar de cumprirem o que prometem, Mariana afirma que eles podem prejudicar a saúde. Esse tipo de produto abafa a região íntima, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias que já fazem parte da flora vaginal e fazendo com que elas fiquem em desarmonia. A cândida, por exemplo, já existe naturalmente na vagina, mas em um ambiente úmido e quentinho, se multiplica além dos limites, podendo gerar coceiras e uma secreção nada saudável. Por isso, é melhor deixar os absorventes diários de lado.

4. Seja egoísta com as calcinhas

Foi passar a noite na casa de uma amiga e se esqueceu de levar uma calcinha? Pedir uma emprestada para ela pode ser uma péssima ideia, e isso não é porque os hábitos de higiene dela são duvidosos e qualquer coisa do tipo. Por ficar em contato direto com a região genital, ela pode conter restos de secreção, tornando a prática nada higiênica.

Uma forma de solucionar o problema é colocar um absorvente na calcinha para que uma superfície limpa fique em contato com a vagina até que se possa trocar de calcinha. Se o clima estiver propício, outra solução é lavar a peça e deixá-la secando da noite para o dia.

5. Calcinhas novas precisam ser lavadas

Se apaixonou por uma lingerie recém comprada e está louca para estrear ou foi viajar, esqueceu de levar calcinhas e comprou uma nova? Nada de ceder à ansiedade, afinal, nunca se sabe por quantas mãos e locais a peça já passou ou quanto pó acumulou quando estava na arara da loja. Lavá-la antes de vestir é o mais indicado, mas, caso você realmente esteja em uma emergência, Mariana indica o uso de um protetor diário ou absorvente. “Um dia de protetor é melhor do que a exposição a toda a sujeira de uma loja”, afirma.

6. Fique de olho no modelo

Calcinhas apertadas demais ou com tiras muito finas podem ser bastante desconfortáveis e, muitas vezes, acabam até deixando a pele irritada. De acordo com a ginecologista, além de prestar atenção no quão confortável a peça é na hora de comprá-la, também é indicado deixar aquelas calcinhas “especiais” e menorzinhas para certas ocasiões, evitando o uso diário. Para o dia a dia, é indicado usar calcinhas que não gerem nenhum tipo de incômodo.

A ginecologista também alerta para a combinação de calcinhas pequenas e saias curtas. “Quando estiver com uma saia muito curtinha e que ao sentar possa te deixar em contato com cadeiras e bancos, procure usar uma calcinha maior, já que, ao expor a vulva, você pode estar sujeita a contaminações por sujeira”, afirma a médica.

7. Pratique o desapego com as roupas de baixo

Suas calcinhas já estão velhas, com o tecido fino, furinhos e elástico esgarçado? Talvez seja hora de ir às compras e renovar a gaveta de roupas íntimas. De acordo com a ginecologista, peças velhas acabam não protegendo o corpo de sujeiras e do contato com o ambiente exterior tanto quanto deveriam, podendo tornar a vagina mais vulnerável.

8. Liberte-se na hora de dormir

É claro que proteger as partes íntimas é importante, mas é possível fazer isso sem abafá-la em excesso, principalmente durante a noite. Mariana aconselha deixar a calcinha de lado nas horas de sono profundo e afirma que um pijama leve de algodão ajuda a proteger seu corpo com sucesso. Se você for adotar esse estilo de vida, porém, é importante saber que os mesmos cuidados que a calcinha requer passam a ser necessários com a peça de roupa escolhida, já que ela ficará em contato direto com a região genital. De acordo com a médica, lavá-la com um sabão neutro e não usá-la por muitos dias seguidos é suficiente para que a prática seja saudável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES