Festival de Dança leva piauienses a São Paulo

Evento encerrou com classificação dos grupos inscritos que irão ao Passo de Arte

A 14ª edição do maior encontro de coreógrafos e dançarinos do Norte/Nordeste, o Festival de Dança de Teresina, que ocorreu entre os dias 20 e 23 de outubro no Teatro 4 de Setembro, teve encerramento com classificação dos grupos inscritos que irão ao Passo de Arte, evento que ocorre no estado de São Paulo. O evento é realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Monsenhor Chaves.

Além da passagem ao Passo de Arte, os selecionados receberam uma premiação em dinheiro da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Em todos os dias de evento, o Teatro 4 de Setembro permaneceu lotado, com muitas pessoas ansiosas pelas apresentações noturnas.

O Festival de Dança reuniu nesta edição, 136 coreografias de 48 coreógrafos do Piauí, Maranhão, Paraíba e Rondônia em três dias de competição. O evento tem como objetivo incentivar a dança entre grupos da cidade, mostrando o que estão sendo produzidos por eles, sendo uma espécie de vitrine, além de reunir escolas dos estados do Norte e Nordeste do país. Em 13 anos de realização, consagrou-se como um dos mais respeitados do Brasil.

O evento também ofereceu oficinas para os dançarinos ministradas por três grandes nomes da dança brasileira: Toshie Kobayashi, Érick Gutiérrez e Caio Nunes.

Toshie Kobayashi é professora e coreógrafa de renome internacional, membro da Royal Academy of Dancing de Londres. Rotineiramente convidada para ministrar curso e ser jurada nos principais festivais de Dança no Brasil e Exterior, vem pela segunda vez ao Festival de Dança de Teresina. É diretora de sua própria escola de Ballet, considerada uma das melhores do País. Também membro do conselho consultivo do Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo e Madrinha da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Érick Gutiérrez é dançarino de jazz e ministra aulas de sapateado. Caio Nunes tem como maior especialidade a dança de musicais.

Grupos selecionados

Ballet Mirim da Escola de Dança do Estado do Piauí Lenor Argento na categoria infantil;

Escola de Danças Populares Nação Tremembé na categoria juvenil ? danças populares;

Band-Dança na categoria adulto ? danças populares;

Cia Pas Classique na categoria avançado ? repertório solo;

S/A Cia de Dança na categoria solo estilo livre;

Grupo Profissional do Le Ballet Stúdio de Dança e Le Ballet Companhia de Dança na categoria solo contemporâneo;

Cordão Grupo de Dança e Só Homens Cia de Dança na categoria duo contemporâneo;

Mormatre na categoria trio contemporâneo;

Só Homens Cia de Dança na categoria conjunto contemporâneo;

Companhia de Dança Cynthia Layana na categoria conjunto estilo livre

Fonte: FCMC