FlyNano, um avião pessoal ultraleve feito com fibra de carbono

FlyNano, um avião pessoal ultraleve feito com fibra de carbono

Avião feito inteiramente de fibra de carbono, que pesa apenas 70 quilos



Se o teu sonho era voar, talvez essa invenção resolva uma parte dos seus desejos. O TechTudo apresenta para você o FlyNano, um avião feito inteiramente de fibra de carbono, que pesa apenas 70 quilos e leva única e exclusivamente o piloto. O inventor desse veículo foi o finlandês Aki Suokas, engenheiro já conceituado no desenvolvimento de aeromodelos e ultraleves.

O FlyNano tem uma envergadura de quase cinco metros, alcança o peso máximo de 200 quilos na decolagem e tem velocidade variante de 70 km/h e 140 km/h. A mini aeronave pode ser considerada também como um hidro-avião, pois é capaz de realizar pousos e decolagens diretamente da água.

São dois os modelos disponíveis para compra: o primeiro tem o motor elétrico, que não emite nenhum ruído e tem autonomia de voo de 40 quilômetros. Já a outra versão é vendida com motor à gasolina, que pode percorrer até 70 quilômetros no ar, mas que, devido à combustão, emite barulhos do motor. Se bem que só de estar voando e não pegando nenhum minuto de trânsito já é o bastante para nem lembrar dos ruídos do ultraleve, não é mesmo?

O valor para contar com uma dessas belezinhas na sua garagem? Na Europa pode ser adquirido por 27 mil euros, nos EUA por US$ 39 mil e no Brasil ainda não está disponível, mas na conversão simples, você pagaria R$ 65 mil. Segundo as legislações mundiais, aviões desse porte não enfrentam muito problemas com a burocracia de voos, o que pode ser um excelente diferencial para quem puder adquiri o equipamento. Com certeza até o John Travolta vai ter um desses para fazer parte de sua coleção particular.

Fonte: AE/G1