FMC divulga selecionados para o 14º Festival de Dança

O Festival de Dança tem como objetivo incentivar a dança entre grupos da cidade, mostrando o que estão sendo produzidos por eles

Entre os dias 20 e 23 de outubro, dezenas de grupos do Piauí e de vários cantos do país se reúnem para o maior encontro de dançarinos e coreógrafos do Norte/Nordeste, o 14º Festival de Dança, promovido pela Prefeitura de Teresina através da Fundação Monsenhor Chaves. 134 coreografias foram selecionadas para os quatro dias de apresentações no Theatro 4 de Setembro.

A triagem dos participantes foi feita por uma comissão formada por coreógrafos e bailarinos da FMC, que selecionou 134 coreografias das 175 inscritas em várias categorias.

O Festival de Dança tem como objetivo incentivar a dança entre grupos da cidade, mostrando o que estão sendo produzidos por eles, sendo uma espécie de vitrine, além de reunir escolas dos estados do Norte e Nordeste do país. Em 13 anos de realização, consagrou-se como um dos mais respeitados do Brasil.

Além das apresentações dos grupos durante os quatro dias, o evento também contará com a presença de Erick Gutiérrez e Toshie Kobayashi. Kobayashi é professora e coreógrafa de renome internacional, membro da Royal Academy of Dancing de Londres. Rotineiramente convidada para ministrar curso e ser jurada nos principais festivais de Dança no Brasil e Exterior, vem pela segunda vez ao Festival de Dança de Teresina. É diretora de sua própria escola de Ballet, considerada uma das melhores do País. Também membro do conselho consultivo do Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo e Madrinha da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Durante a realização da competição haverá ainda aulas com professores convidados. As melhores performances do Festival serão premiadas em dinheiro, com valores entre 500 e 1.000 reais.

Fonte: FCMC