Folguedos serão lançados na segunda-feira

Folguedos serão lançados na segunda-feira

O lançamento do Folguedos também contará com a apresentação cultural do Reisado do Piauí – Mestre Severo e com o forró pé de serra do Trio Mandacaru.

O XXXIV Encontro Nacional de Folguedos será lançando nesta segunda-feira (07), às 19 horas no Club dos Diários. Durante o lançamento a Fundação Cultural do Piauí fará a divulgação da programação do evento, que terá entre as atrações a Mostra Nacional de Quadrilhas, shows musicais, seminário de tradições brasileiras e o Festival de Toadas de Bois. Na oportunidade será realizado a abertura da Mostra de Artefatos da Cultura Popular, fazendo uma retrospectiva do percurso do Folguedos nos anos de 2003 até 2009. Várias fotos que mostram toda a diversidade cultural do evento ficarão expostas na galeria do Club dos Diários.

O lançamento do Folguedos também contará com a apresentação cultural do Reisado do Piauí ? Mestre Severo e com o forró pé de serra do Trio Mandacaru. Na estrada desde 1983, o Trio Mandacaru é formado por Braga, na sanfona; Valdir, no zabumba; Bené, no pandeiro; e Toinho, no triângulo. O Trio Mandacaru tem no seu repertório de forró pé-de-serra, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Flávio José, Jorge de Altinho, Alcimar Monteiro, entre outros, representando aquilo que há de mais genuíno na região Nordeste.

Durante o lançamento será servido um coquetel de comidas típicas do nosso Estado fazendo uma prévia de como será o evento que já faz parte do calendário piauiense.

O ENCONTRO NACIONAL DE FOLGUEDOS

Este ano o Encontro Nacional de Folguedos acontece nos dias 18 a 27 de junho na Vila Olímpica do Albertão. Onze estados já confirmaram a participação no evento: Piauí, com 32 municípios participantes, (Congo de Oeiras, Cavalo Piancó de Amarante, Coral de Vaqueiros de União), Bahia (Boi Simões Filho, Dança de São Gonçalo), Maranhão (Tambor de Crioula de Guimarães, Grupo Paixão Proibida, Boi Brilho da Terra), Pará (Moara de Belém, Grupo Uirapuru, Grupo Mapinguari, Cheiro do Pará), Sergipe (Samba de Roda), Paraíba (Xaxado Bandoleiros do Sertão, Xote e Baião, Pisada do Sertão), Rio Grande do Norte (Grupo Potiguar, Macambirais), Rio de Janeiro (Jongo de Pinheiral), Ceará (Grupo Chão de Estrelas, Txai Cia. De Dança), Tocantins (Grupo Indígena Xerente) e Pernambuco (Cabras de Lampião). Sergipe e Rio de Janeiro estarão estreando no evento.

Fonte: Fundac