Foto de "coelhinha" da Playboy que viajou com Apollo 12 é leiloada

Foto de "coelhinha" da Playboy que viajou com Apollo 12 é leiloada

Fotografia ficou conhecida como a "quarta tripulante" da missão espacial

Uma casa de leilões americana colocou à venda uma folha de calendário de novembro de 1969 da revista Playboy, que naquele ano viajou com os astronautas da missão espacial Apollo 12 até à órbita lunar.

A folha do calendário, que mostra a ?coelhinha? DeDe Lind, Miss Agosto de 1967, jogando bilhar seminua, foi ?descoberta? a bordo da aeronave pelo astronauta Richard Gordon já em órbita da Lua, enquanto seus dois colegas, Alan ?Al? Bean e Charles ?Pete? Conrad, exploravam a superfície lunar. A imagem estava afixada por adesivos de velcro na parede da aeronave.

Foi uma suposta brincadeira dos colegas com Gordon, que não sabia da foto que ficou conhecida como a ?quarta tripulante? da Apollo 12. O caso passou a ser chamado pelos astronautas da Nasa (agência espacial americana) de o ?voo das coelhinhas da Playboy?.

Dedicatória

Depois, DeDe Lind autografou uma foto sua para os astronautas, dando continuidade à brincadeira e adicionando uma piada de duplo sentido na dedicatória: ?Pete e Al me deixaram com um grande Dick (apelido de Richard e gíria que designa pênis) na órbita lunar em novembro de 1969!?.

A missão Apollo 12 decolou dos Estados Unidos em 14 de novembro de 1969 e pousou na Lua cinco dias depois.

No dia 24 de novembro, fez uma viagem bem sucedida de volta à Terra.

Foi a segunda vez que humanos pousaram na superfície lunar e retornaram com segurança, segundo a Nasa.

O leilão da foto de DeDe Lind começará no dia 13 de janeiro e será feito pela internet pela casa de leilões RR Auction, de New Hampshire. O lance inicial é de US$ 1 mil.

Richard Gordon autenticou o objeto, dizendo que ele fazia parte de sua coleção pessoal.

Fonte: IG