Friends: Série que marcou gerações e deixou um legado cultural faz 20 anos hoje

Friends: Série que marcou gerações e deixou um legado cultural faz 20 anos hoje

Friends | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vinte anos atrás, em 22 de setembro de 1994, uma quinta-feira, ia ao ar pela rede americana NBC o primeiro episódio daquela que se tornaria a sitcom de uma geração. Friends, criação de David Crane e Marta Kauffman, começou de forma despretensiosa, com boa parte de seu elenco inseguro quanto ao futuro do seriado. Depois de dez anos, 236 episódios e quatro dezenas de indicações ao Emmy, o Oscar das séries, todas as dúvidas se dissiparam. A produção, que atingiu o prestígio máximo, alcançando 52,5 milhões de espectadores em seu último capítulo, em 6 de maio de 2004, entrou para a história e para a cultura urbana de boa parte do planeta.

Músicas da amalucada Phoebe (Lisa Kudrow), gestos à la Star Trek do nerd Ross (David Schwimmer) e o bordão-cantada do galanteador Joey (Matt LeBlanc), sem falar na mania de limpeza de Monica (Courteney Cox) e nos cortes de cabelo de Rachel (Jennifer Aniston, na época a namoradinha da América por ser par de Brad Pitt) influenciaram hábitos não apenas enquanto a série esteve no ar, mas ainda hoje o fazem.

E são, é possível dizer, o que de mais forte ficou do seriado, já que o elenco não conseguiu emplacar boa carreira depois de a sitcom sair do ar. Ao menos, os seis atores principais tinham um gordo pé-de-meia em que se apoiar, já que os cinco citados, mais Matthew Perry (Chandler), passaram a receber 1 milhão de dólares por episódio na nona temporada da série. Eles foram os primeiros atores da televisão a negociar em conjunto seus ordenados e pedir que fossem equivalentes, a partir do terceiro ano da série. Até então, os salários de cada um variavam, com valores começando em 20 000 dólares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES