Fundac e mestes da cultura popular definem Festival de Toadas

O Festival de Toadas de Boi acontecerá, nos dias 25 e 26, no Palco do Forró, dentro do Encontro Nacional de Folguedos do Piauí

A Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC) reuniu-se com mestres da cultura popular e representantes de grupos de Bumba Meu Boi da capital com o objetivo de discutir e dar encaminhamento às ações necessárias para a realização da sétima edição do Festival de Toadas de Bois, evento que acontece todos os anos dentro do Encontro Nacional de Folguedos do Piauí.

Segundo o diretor de Ação Cultural da FUNDAC e coordenador geral dos Folguedos, Chagas Vale, a reunião é de fundamental importância por ser um momento onde os representantes de bumba meu boi expõem seus pontos de vista sobre a realização do festival. Chagas chamou ainda atenção para o objetivo maior do Festival de Toadas que é o de dar visibilidade e incentivar o valor cultural destas cantigas. ?O festival tem como grande objetivo evidenciar as toadas de bois compostas por mestres da cultura popular, mostrando toda a riqueza e criatividade do imaginário poético piauiense?, disse o diretor.

O Festival de Toadas de Boi acontecerá, nos dias 25 e 26, no Palco do Forró, dentro do Encontro Nacional de Folguedos do Piauí que se realizará novamente na Vila Olímpica do Albertão, de 18 a 27 de junho. São esperadas mais 450 visitantes com a participação de manifestações culturais de todo o Piauí e de diversos estados do Brasil.

Fonte: Fundac