Crianças se surpreendem com massa de macarrão preparada ao vivo no Circuito Rio Gastronomia

Para que a criançada não ficasse com água na boca, foi servida uma degustação do noodle Pequim


Com os olhos vidrados no chinês Wong Kai Keuna, do restaurante Mr. Lam, as crianças acompanharam ao vivo a confecção do macarrão noodle na primeira aula deste domingo, no auditório do Circuito Rio Gastronomia. Apenas usando as mãos e sem qualquer aparato de cozinha, o chef chinês mostrou agilidade e conquistou a atenção dos pequenos mesmo com o auditório lotado.

Embora Wong esteja há sete anos no Rio, falar o português não é o seu forte. Por isso, o maître Éder Heck, também do Mr. Lam, ajudou o colega conversando com a plateia mirim. Pediu uma música instrumental chinesa, num clima de suspense, e lançou o desafio: o macarrão estaria pronto, só com os movimentos das mãos de Wong, em apenas oito minutos.

- A técnica de fazer macarrão na China é restrita às famílias especializadas. Wong cresceu aprendendo esses movimentos - explicou Heck.

De forma performática, o chinês foi enrolando a massa, passando pelos dedos, dando nós no ar, envolvendo o olhar de crianças e também adultos. Como prometido, em oito minutos, a massa à base de farinha estava pronta com dois metros de comprimento. O público aplaudiu o espetáculo, que foi repetido.

- Esse noodle precisa descansar 24 horas na geladeira antes de ir para o cozimento - deu a dica o maître.

Mas para que a criançada não ficasse com água na boca, foi servida uma degustação do noodle Pequim, um clássico no Mr. Lam, que leva pedacinhos de carne bovina, broto de feijão e shiitake.

- Todos os anos participamos as atividades do Rio Gastronomia. É ótimo estimular as crianças, elas ficam felizes em conhecer o modo de fazer - elogiou Marcelo Bispo, que estava com as filhas Mariana, de 6 anos, Gabriela, de 9 anos.

Fonte: OGlobo