Empresas anunciam que fim do chocolate pode estar próximo

Empresas anunciam que fim do chocolate pode estar próximo

A produção de chocolate está diminuindo enquanto seu consumo só aument

O fim do chocolate pode estar próximo. As duas maiores produtoras de cacau do mundo, a Mars Inc e a Barry Callebaut anunciaram que as pessoas têm consumido mais chocolate do que a quantidade produzida, e se a situação não mudar teremos uma escassez global.

Em 2013 foram consumidas cerca de 700 mil toneladas a mais de chocolate do que a quantidade produzida. O número pode subir para 1 milhão em 2020 e 2 milhões em 2030. Ou seja, o fim pode estar próximo. 

A grande causa dessa escassez é a baixa produção de cacau. Cerca de 70% do chocolate do mundo é produzido na Costa do Marfim, Camarões e Ghana, mas o tempo seco nessa região da África afetou e diminuiu a produção. Além disso, um fungo acabou com quase 40% do produzido. 

Enquanto isso, o mundo não vive sem chocolate, ainda mais em tempos em que o chocolate amargo (que tem mais cacau em sua fórmula) está se tornando popular por fazer bem à saúde. 

Para tentar resolver essa situação e acabar com o pânico, um grupo de agricultores da África Central está desenvolvendo árvores capazes de produzir sete vezes a quantidade de grãos da árvore tradicional de cacau. O único 'problema'? O sabor do chocolate pode não ser o mesmo. 

Como lidar com a situação? Pode comer uma barra de chocolate. 

Fonte: terra.com.br