Governo criará órgão para fertilizantes

Segundo o ministro, o Brasil é o único país no mundo totalmente dependente da importação de fertilizantes

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse nesta terça-feira (23/03), na Comissão de Agricultura e Pecuária do Senado, que o governo vai criar um órgão para cuidar de fertilizantes no país.

Segundo o ministro, esse órgão governamental será responsável exclusivamente pelo gerenciamento e pelas definições administrativas e políticas do setor, não podendo, portanto, ser chamado de estatal. ?Falta definir o que será o órgão, mas ele fará apenas o gerenciamento, não tratará da produção?, esclareceu o ministro.

De acordo com Stephanes, o projeto de lei sobre a exploração de fósforo, potássio e nitrogenados está pronto e será encaminhado no dia 29/03 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele acredita na aprovação do projeto pelo Congresso Nacional ainda este ano.

Segundo o ministro, o Brasil é o único país no mundo totalmente dependente da importação de fertilizantes ? 91% do potássio e mais de 50% do fósforo usados no país são importados.

Stephanes informou ainda que o ministério também concluiu um levantamento das jazidas viáveis para a exploração de fósforo e potássio no Brasil e um documento sobre o aproveitamento de resíduos de frango e suínos para transformação em adubo organomineral.

No mesmo dia, o ministro afirmou que A Petrobras poderia contribuir na com a produção de fertilizantes em suas jazidas.

Fonte: globo Rural