Grávida aos 54, atriz da Record pode correr riscos na gestação

Grávida aos 54, atriz da Record pode correr riscos na gestação

Com 54 anos, atriz está esperando o seu terceiro filho

A atriz Solange Couto, que vive Sancha em Ribeirão do Tempo, na Record, está grávida do terceiro filho aos 54 anos. A novidade levanta a questão: gestação tardia é sinônimo de risco ao bebê? Segundo Anderson Moura, professor de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC, a probabilidade de nascer bem é maior do que a de apresentar problemas, mas as chances de distúrbios aumentam.

Isso porque a ideia de que óvulo tem prazo de validade é real. A partir dos 30 anos, sua qualidade começa a cair. E, por isso, cresce a possibilidade de doenças genéticas, como Síndrome de Down e má-formação. A idade ainda pode interferir na saúde da mãe, porque abre espaço maior a diabetes e hipertensão gestacional.

"Em média, o risco de trissomias (doenças como Síndrome de Down) aumenta mais que 100 vezes depois dos 50 anos", disse o médico. "A chance de hipertensão na grávida pode crescer de três a quatro vezes após os 50". Vale dizer que, com a aproximação da menopausa, fica mais difícil engravidar. "A mulher não tem reserva folicular adequada e pode não ovular em alguns ciclos. Mas, de qualquer forma, se não tiver planos de ter filhos, precisa de medidas anticoncepcionais para evitar surpresas".

Cuidados

Para quem planeja ter filhos bem depois dos 30, calma! Esses inconvenientes não impedem que a mulher os gere. Ela deve ter consciência das possíveis consequências e seguir alguns cuidados a mais. As consultas devem contar com intervalos menores e a dieta precisa ser mais rigorosa - pobre em sal e carboidratos e rica em fibras -, assim como o controle de peso. É importante começar a investir em ácido fólico três meses antes de engravidar, caso seja uma gestacao planejada, porque ajuda na formação da parte neurológica da criança.

Os exames do pré-natal podem identificar possíveis patologias. Não há como reverter a genética, mas algumas más-formações podem ser eliminadas ou amenizadas por meio de cirurgias intra-uterinas. "Em caso de hidrocefalia, por exemplo, é possível colocar uma válvula para que não fique com o inchaço na cabeça".

Outras famosas apresentaram gestações consideradas tardias e de sucesso. Entre elas estão Fernanda Torres, que deu à luz Antônio aos 42, e Cássia Kiss, que teve Pedro Miguel aos 46.

Fonte: Terra, www.terra.com.br