HC: Shaolin não corre mais o risco de amputar o braço

Humorista apresenta melhora no quadro neurológico, mas estado ainda é grave

Francisco Jozenilton Veloso, mais conhecido como Shaolin, permanece internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, após ter sido transferido do Hospital Antonio Targino, em Campina Grande, quando deu entrada em estado grave depois de ter se chocado contra um caminhão. Nesta terça-feira (25), o assessor de imprensa descartou a possibilidade de amputar o braço e destacou o quadro de melhora neurológica.

De acordo com o assessor de imprensa do humorista, o estado ainda é grave, mas a evolução é nítida a cada dia: ?o quadro clínico dele ainda é grave, mas apresenta importantes melhoras todos os dias. Ontem [segunda-feira, 24] ele fez a cirurgia de retirada do cateter, que colocou na sexta-feira e a sedação começou a ser reduzida. Por exemplo: se ele precisa de 10 ml de sedativo para continuar em coma hoje, amanhã os médicos vão diminuir para 9 ml, depois de amanhã para 8 ml, e assim sucessivamente, para que os médicos consigam avaliar as reações dele e ver como ele vai acordar?, contou ele para O Fuxico.

O assessor disse ainda que o humorista faz exames todos os dias, para ver o quadro neurológico ? o mais importante para a recuperação ? e descartou o risco da amputação:

?Ele faz tomografia computadorizada, ultrassons e todos os exames de rotina diariamente, ele está sendo muito bem monitorado. No braço existe pulsação e circulação, então a amputação está descartada, mas a questão do movimento do braço e do ombro é que pode ser dito apenas depois da cirurgia. O importante é deixar ele 100% neurologicamente, depois, a questão do ombro, é a segunda parte. É muito difícil ele voltar a movimentar normalmente os braços, mas isso é secundário, devido às evoluções positivas diárias. Ele se mexe ouvindo a voz da mulher dele e os médicos analisam toda essa evolução neurológica. As cirurgias no ombro, que será feitas em várias etapas, começam a ser feitas, provavelmente, a partir da semana que vem?, revelou.

O humorista ainda não tem previsão de alta.

Fonte: OFuxico, ofuxico.terra.com.br