Inscrições abertas para capacitação em projetos culturais

A intenção do MinC é qualificar a demanda no setor cultural e difundir conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projeto

Agentes culturais do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste terão a oportunidade de participar das oficinas gratuitas do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). As cidades que receberão o curso de abril a junho serão Arapiraca (AL), São Francisco do Conde (BA), Currais Novos (RN), Garanhuns (PE), Campo Grande (MS) e Macapá (AP). Para cada cidade há um calendário específico.

A intenção do MinC é qualificar a demanda no setor cultural e difundir conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projetos culturais alinhados às políticas públicas e às parcerias e apoios diversificados.

O Programa consta de três etapas: curso de nivelamento à distância, de livre acesso e destinado a apresentar conceitos básicos do campo da cultura; oficina presencial - com 80 vagas destinadas aos selecionados na primeira fase -, que ocorrerá em 36 cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além dos estados de Santa Catarina e Espírito Santo; e módulos avançados para o aprofundamento de conteúdos, para os aprovados na segunda etapa.

A iniciativa é do Ministério da Cultura, por meio das secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC) e de Políticas Culturais (SPC/MinC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Itaú Cultural (IC). A coordenação pedagógica e executiva, assim como o desenvolvimento dos conteúdos e das oficinas, está a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fonte: Assessoria