SEÇÕES

Juliana Caldas sobre namoro: “não escolho pessoa pela estatura”

Atriz, que está roubando a cena, em O Outro Lado do Paraíso

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aos 30 anos, Juliana Caldas está tendo a oportunidade de atuar na novela das 9h, O Outro Lado do Paraíso, e levantar o debate sobre o preconceito que as pessoas com nanismo sofrem, em horário nobre.

"Espero que a novela abra a mente das pessoas e que elas respeitem as pessoas com nanismo e com qualquer outro tipo de deficiência", declara a atriz, que já foi bancária e trabalhou como animadora infantil no Parque da Xuxa.

"Eu trabalhei 10 anos com infantil, que é uma coisa bem lúdica e agora eu chego o mais próximo possível da realidade e levo um choque. Às vezes, a gente se perde assim por ser tão próximo da realidade que vivemos", conta a intérprete de Estela, na trama de Walcyr Carrasco, que não critica os anões que aceitam papéis em humorísticos na televisão.

"Cada um é cada um. Eu nunca fiz. Já fiz programa de humor, mas não que me humilhasse. O que eu espero é que as pessoas me vejam primeiro como atriz e não como uma anã. E, sim, porque eu posso fazer aquele papel", afirma.

Namoro

A relação de Juliana com a arte veio já na idade adulta. A atriz atuou em outra área antes de fazer teatro. "Eu passei dois anos em um banco e eu quase enlouqueci e vi que não dava para mim", confessa ela, que já viveu um romance com um homem de estatura comum.

"Era um namoro normal. Eu não escolho pessoa pela estatura, pela cor e sim pelo ser humano que ele é. Então, eu me interesso por pessoas", justifica ela, que ainda não se acostumou com o assédio. "O meu foco principal é o trabalho, levantar essa bandeira contra o preconceito, não só em relação ao nanismo, mas com todas minorias", pondera.

Preconceito

A atriz lembra um caso de despreparo que a deixou chateada. "Uma vez, eu fui comprar um ingresso em uma casa de show, em São Paulo, e pela lei eu tenho direito a comprar um ingresso no espaço para deficiente e a atendente não quis me vender porque aquele espaço é só para cadeirante. E eu tive que explicar que eu sou deficiente. O ananismo é uma má formação. Pode acontecer tanto dos pais para os filhos, ou não. Na minha família, tem o meu pai e o meu irmão", detalha.

Juliana enumera as dificuldades de sua deficiência. "Você olha para mim e vê que estou bem-vestida, de salto e acha que anã não tem problema. Como não?! E as dificuldades que eu passo?! Tem vários tipos de ananismo. Tem inúmeros problemas no corpo da pessoa. A gente tem muito problema de coluna, de joelho, problemas respiratórios, não é uma vaidade querer nossos direitos. E eu tenho que explicar que está na lei para exigir. O preconceito é decorrente de uma falta de informação", lamenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos