Literatura afro-brasileira é destaque em Palestra

A temática discorre, no primeiro momento, sobre a famosa carta escrita pela escrava Esperança Garcia do Piauí.

Para dar continuidade a Exposição ?Quilombolas ? Tradições e Culturas de Resistência?, nesta quinta-feira, 20 de maio, o Prof°. Drº Elio Ferreira de Souza (UESPI) realiza uma palestra, às 18h, no auditório Profº. Clemente Fortes (Casa da Cultura), sobre a Literatura Afro-brasileira.

A temática discorre, no primeiro momento, sobre a famosa carta escrita pela escrava Esperança Garcia do Piauí. A Carta é o foco da discursão por ser um documento histórico e estar ganhando status como um dos textos fundadores da literatura afro-brasileira, devido aos artigos publicados pelo Profº Elio Souza nos Cadernos Negros, principal veiculo editorial da obra de autores negros no Brasil.

Além disso, serão analisados, no segundo momento, outros pontos como a obra literária de Júlio Romão da Silva, a peça ?Mensagem do Salmo?; o teatro da Negritude Brasileira e o griot nos tempos da ditadura militar.

Haverá ainda a leitura de poemas afro-brasileiros de outros autores piauienses contemporâneos e suas participações nos Cadernos Negros.

A entrada é franca e a exposição está disponível até o dia 10 de junho na Casa da Cultura. Vale a pena conferir.

Fonte: Assessoria