Maconha é a nova ameaça aos cães, diz pesquisa

Veterinários têm tentado alertar para os efeitos nocivos da droga

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pode parecer brincadeira, mas a intoxicação canina por maconha é algo sério. Veterinários de Nova York estão tentando alertar a comunidade de que, embora a maconha tenha efeitos relaxantes nos seres humanos, para os cachorros é exatamente o contrário.

Letargia, andar errático e bamboleante, gotejamento de urina e saliva e reações exageradas a luz e som são alguns dos sintomas experimentados pelos cães que acabam engolindo maconha, seja ela pura ou diluída em biscoitos e bolos. Felizmente, os médicos afirmam nunca terem visto nenhum caso de morte associado à ingestão da substância, a não ser quando junto ao chocolate , esse extremamente tóxico aos animais.

O tratamento, apesar de simples, pode demorar alguns dias, já que os efeitos da droga no organismo dos cachorros demoram a passar. Um cookie de maconha responsável por deixar uma pessoa de 68 quilos totalmente chapada tem dez vezes mais efeito em um cachorro de seis.

A primeira providência geralmente é induzi-los ao vômito, se a ingestão for recente, e mantê-los hidratados enquanto descansam em algum lugar tranquilo. O problema está justamente na identificação das causas.

Geralmente os donos sentem-se constrangidos a confessar o uso da substância ilícita, principalmente quando o usuário da droga vem acompanhado dos pais, que não sabem dos hábitos dos filhos. "Já tive casos em que os pais me pediram para conversar com os jovens para entenderem as repercussões de seus atos" diz Richard Goldstein, o médico-chefe no Centro Médico Animal de Nova York, à New York Times.

A ingestão geralmente pode ocorrer em casa ou durante algum passeio. Segundo os veterinários, isso acontece por causa da mania constante dos cães de engolirem tudo que veêm. Eles ainda não entendem, porém, se os animais possuem baixa tolerância ao THC, o psicoativo presente na maconha responsável por seus efeitos.

Os casos de envenamento por maconha em cães aumentaram 110% de 2010 a 2015, sendo Nova York o estado com mais ocorrências depois da California. Logo, é importante manter os cães longe das drogas. Além disso, pessoas que utilizam maconha no preparo de algum alimento precisam ter consciência de que não é possível descartar os restos da receita de qualquer maneira, o que possibilita a ingestão da erva por cachorros de rua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES