Mercado de trainee aquece no 2º semestre

Empresas usam temporada para repor quadro de estudantes.

De olho nos estudantes que concluirão cursos de nível técnico e superior em dezembro e na reposição dos atuais estagiários e trainees que deixarão seus postos no fim do ano, incluindo os de nível médio, o segundo semestre é usado pelas empresas para a seleção de novos candidatos.

Atualmente, há pelo menos 13,4 mil oportunidades abertas em 50 empresas para diversas regiões do país para suprir essa demanda (veja no quadro ao fim da página).

Nesta temporada, a Associação Brasileira de Estágios prevê a abertura de 52 mil vagas em todo o Brasil, sendo 42 mil para estudantes de nível superior e 10 mil para quem está nos níveis médio e técnico.

A Cia de Talentos, consultoria especializada em programas de trainee e estágio, selecionará candidatos para cerca de 50 programas durante este segundo semestre, totalizando 1.654 vagas, sendo 554 para 27 programas de trainees e 1.100 para 20 programas de estágio. Essas vagas podem ser obtidas no site www.ciadetalentos.com.br.

De julho até o final de agosto, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) prevê a abertura de 15 mil vagas, sendo 8.400 para estudantes de nível superior, 3.600 para tecnólogo, 2.250 para nível médio-técnico e 750 para ensino médio. Dessas, cerca de 2,5 mil estão abertas, veja aqui como se candidatar.

No Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), são cerca de 8 mil a 10 mil vagas por mês, mas a maior demanda deve acontecer nos meses de novembro a fevereiro, disse a empresa. De acordo com o centro, fora as vagas que já costumam abrir mensalmente, houve um acréscimo de 60 mil ofertas entre novembro e fevereiro passados. Entre julho e agosto deste ano já houve o acréscimo de 10 mil vagas para estudantes. Os interessados devem cadastrar o currículo no site www.ciee.org.br.

Perfil para conquistar vaga

De acordo com Renata Damásio, consultora da Cia de Talentos, a demanda é sempre maior na segunda parte do ano por que esse é o período em que a maioria dos estudantes está concluindo seus cursos. A consultora dá algumas dicas para os estudantes que pretendem ter um bom resultado na seleção. Veja no quadro abaixo.

Fonte: g1, www.g1.com.br