MinC lança edital para museus em pequenos municípios

Municípios com até 50 mil habitantes podem pleitear museus em suas sedes. Inscrições vão até março

As inscrições começaram ontem e vão até o dia 10 de março

Municípios como Vila Nova do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Floresta, Colônia do Gurguéia, Acauã e Barro Duro, todos com menos de 50 mil habitantes, tem agora a chance de ter uma instituição museológica instalada em suas sedes. Basta que pessoas jurídicas de direito público e pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos se proponham a elaborar projetos buscando apoio financeiro junto ao Instituto Brasileiro de Museus(IBRAM), autarquia ligada ao Ministério da Cultura (MinC), responsável pela política nacional de museus e pela melhoria dos serviços no setor.

O apoio estabelecido no edital consiste na aquisição de equipamentos e mobiliários; elaboração de projetos para execução de obras e serviços; instalação e montagem de exposições; restauração de imóveis; elaboração de projetos museológicos ou museográfico; e benfeitoria em imóveis.

As inscrições estão abertas no período de 8 de fevereiro a 10 de março. Os interessados em participar da seleção devem enviar propostas, exclusivamente via postal, para o Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Ibram/MinC.

Fonte: Assessoria