Alimentos detox: saiba o que ajuda a emagrecer e ainda faz bem à saúde

Médicos recomendam alimentos termogênicos que limpam o organismo e promovem a saciedade, como chia, gengibre, chá verde, entre outros.

Ao contrário das dietas radicais e muitas vezes polêmicas que surgem de tempos em tempos, a dieta da moda, conhecida como detox, visa não só o emagrecimento, mas também a saúde e o bem-estar. Na verdade, segundo a médica Maria Amélia Bogea, responsável pela boa forma de Carla Daniel (que secou 20 quilos) e outras famosas, o termo dieta não deve ser usado neste caso, e sim, reeducação alimentar.

?Todo processo de educação do comportamento alimentar (erroneamente chamado de dieta) busca justamente ?limpar? e suprir as células do corpo dos nutrientes que elas necessitam para o seu pleno funcionamento. O emagrecimento é apenas um dos bons resultados obtidos por esta reorganização das funções celulares?, explica Maria Amélia, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Com a colaboração da Dra. Maria Amélia e do Dr. Marcelo Guedes, veja alguns alimentos detox que facilitam na limpeza do organismo e na perda de peso. Mas é importante ressaltar que cada pessoa deve ter uma avaliação individualizada antes de começar o consumo.

?É muito importante investigar detalhadamente sinais e sintomas de cada cliente para que possamos saber quais nutrientes serão essenciais ao tratamento e quais alimentos são importantes fontes dos nutrientes-chave de cada etapa deste tratamento?, explica a médica.

Confira abaixo exemplos de alimentos naturais que fazem parte de um cardápio detox.


Alimentos detox: saiba o que ajuda a emagrecer e ainda faz bem à saúde

Fonte: EGO