Aprenda truques para tirar a sobrancelha

Para manter o desenho sempre correto, é necessário que se siga três traços guias

Apareceu aquela festona e você não teve tempo de marcar um horário no salão para tirar as sobrancelhas? Antes de se arriscar na frente do espelho, confira algumas dicas para não errar o visual.

"É importante que a pessoa tenha bastante cuidado na hora de fazer as marcações na sobrancelha, para não passar dos limites e errar no desenho", comenta a designer de sobrancelhas Tania Trindade.

Para manter o desenho sempre correto, é necessário que se siga três traços guias. O primeiro traço começa naquela dobrinha que fica no canto do nariz e vai até o canto interno dos olhos. Os pêlos que estiverem para dentro (acima do nariz), são excesso e devem ser retirados.

O segundo traço, que começa no canto do nariz e passa pelo meio da pupila, divide o olho ao meio e marca a curvatura da sobrancelha. Já o terceiro, limita a sobrancelha no canto externo do rosto. Aí também deve-se retirar os pêlos que ficarem para fora, por serem excesso. (veja os traços na foto ampliada)

Aqueles pêlos que ficam entre a sobrancelha e os cabelos também devem ser retirados. Assim como aqueles pelinhos que ficam entre as duas sobrancelhas, eles são um excesso e "estragam" o desenho final.

Segundo Tania, a maneira mais segura de se tirar a sobrancelha em casa é com o uso da pinça. "Com a cera, corre-se o risco de tirar pêlos em excesso", alerta. Mas se, ainda assim, você optar pela cera, vale a dica: "não chegue perto do volume da sobrancelha. Deixe a região mais próxima ao traço para tirar com a pinça", conta.

Outra contra-indicação da cera é que ela é ainda uma das responsáveis pela flacidez da pálpebra em mulheres. Com o uso prolongado, ela pode passar de um meio rápido de tirar os pêlos em excesso à culpada por um visual indesejado. "Em mulheres de mais idade, ela vai deixando a região da pálpebra flácida", comenta Tania.

E se você adora aquela sobrancelha finíssima, que mal dá pra ver de longe, fique atenta às mudanças da moda. "O que manda agora é o natural. Quanto mais natural a sobrancelha parecer, mais na moda ela está", finaliza Tania.

Errei. E agora?

A saída mais prática é: use um lápis para olhos até que os pêlos voltem a crescer. Segundo Tania, cada tonalidade de cabelo pede uma cor de lápis própria, para que o traço "corretivo" fique mais natural.

"Mulheres com cabelos loiros escuros devem usar lápis na cor cinza. Já as com cabelos castanhos podem usar lápis marrom ou o black brown. Ruivas devem optar por um marrom mais claro, que tem um tom mais avermelhado", ensina.

A sobrancelha pode ajudar a:

- Afinar o rosto

- Diminuir o tamanho do nariz

- Diminuir o tamanho da testa

- Levantar a pálpebra

Fonte: Terra, www.terra.com.br