Benefícios da gelatina para saúde e beleza

Consumida regularmente, a gelatina auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia

Saborosa, refrescante e fácil de preparar, a gelatina foi tratada, durante muitos anos, como um alimento destinado às crianças. Mas após diversos estudos, especialistas afirmam que ela traz benefícios para a saúde de pessoas de todas as idades, atuando, por exemplo, como uma importante fonte de colágeno, uma proteína que contribui para o fortalecimento das unhas, articulações, cabelos e, também, para a hidratação da pele e dos intestinos.

Consumida regularmente, a gelatina auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. O alimento tem propriedades que fortalecem os ossos e previnem o organismo de doenças como artrose e osteoporose. Além disso, a gelatina consegue ?frear? o processo que dá origem à flacidez da pele, intensificada com o avanço da idade.

De acordo com pesquisas de diversos institutos, por volta dos 25 anos nosso corpo começa a diminuir a produção de colágeno e por este motivo a substância deve ser encontrada em outras fontes. ?Combinada com outros alimentos, a gelatina pode ajudar muito no combate ao envelhecimento. Com os níveis de colágeno em dia, a pele adquire mais firmeza, consegue se manter hidratada e corre menos risco de ficar marcada por rugas, além de manter unhas e cabelos mais fortes?, afirma Flávia Sguario, nutricionista funcional da Paraná Clínicas Planos de Saúde.

Para aumentar os benefícios, Flávia sugere que o alimento não seja consumido como única fonte de proteína, mas sim, complementando a ingestão de proteínas que têm outras origens, encontradas, por exemplo, nas carnes, nos ovos e no feijão. ?A gelatina pode ser consumida, principalmente, como sobremesa ou nos lanches, fazendo parte de uma dieta balanceada, mesclada com outras fontes de proteínas, de carboidratos e de gorduras?, completa.

Fonte: Abril, www.abril.com.br