Blogueira ensina como manter bem a forma durante sua viagem de férias

A catarinense Michelle Franzoni conta como curtir a viagem e, ao mesmo tempo, manter a alimentação saudável e a prática de exercícios em dia.

Acha que é difícil curtir uma viagem e ao mesmo tempo manter a forma? A blogueira Michelle Franzoni, que emagreceu 33 quilos em dez meses, prova que (sim!) isso é possível.

Em conversa, a catarinense, de 35 anos, que é dona do ?Blog da Mimis? ? espaço onde ela compartilha dicas para manter uma vida saudável ? contou como conciliar os dois durante uma viagem.

Aluguel de apartamento

Michelle, que acabou de voltar de um passeio de três semanas com o marido pelos Estados Unidos, contou que já alugou mais de 15 apartamentos através da internet em viagens. ?O apartamento facilita muito. Você pode preparar refeições em casa, por exemplo. Mais prático e ainda mais eu que gosto de culinária. É uma festa (risos)?, afirma a blogueira.

Já para quem prefere ficar em hotel, Michelle lembra que o ideal é procurar sempre um que tenha frigobar no quarto: ?Ele pode refrigerar algo que pode servir de lanche durante o dia. Uma coisa que é importante durante a viagem é comer de 3 em 3 horas porque, se você fica muito tempo sem se alimentar, além do metabolismo parar de funcionar, você vai ter muita fome?.

Para quem gosta de visitar durante a viagem os supermercados, como Michelle, o hábito pode ser uma boa dica para manter a alimentação saudável. ?Você pode comprar coisas mais saudáveis que pode comer durante o dia e que tem a ver com o clima do local. E também que possam ficar no frigobar?, indica. ?Também faz economizar levando lanche na bolsa. Dependendo do clima, pode levar sanduíche, fruta, castanha ou barrinhas com proteína?, lembra Michelle.

Comidas diferentes

Durante a viagem ? ainda mais sendo uma de férias - não tem como escapar de experimentar as comidas diferentes ou de se deliciar com algo que gosta. Mesmo seguindo na linha da alimentação saudável, Michelle conta que não deixa de comer o que gosta. ?Não me privo das coisas. Não gosto de comer fritura, isso não como mesmo. Mas eu adoro doce. E eu não posso comer (doce) todos os dias porque senão volto um balão?, admite ela, que conta ainda que ganha peso muito rápido.

?Se é pra comer doce, coma não todos os dias e coma aquele que você gosta muito. O que vai te dar aquele prazer e vai fazer você não comer qualquer doce só por comer?, afirma.

Outro hábito que Michelle não deixa de fora das viagens é o de fazer piqueniques. Em uma sacola, ela costuma levar castanhas, frutas, e, às vezes, um chocolate amargo. ?Também levamos sanduíche para alimentar mais. O sanduíche pode ser com queijo magro, cottage ou ricota e pode ter um frango grelhado ou um rosbife. Pode colocar também no sanduíche um tomate, alface ou um atum?, ensina ela.

Caminhadas e pedaladas

Em Santa Catarina, Michelle mantém uma rotina pesada de musculação. Porém, durante a viagem, o esquema de exercícios é outro.

?Claro que se vou viajar por hobby, não vou me matricular em uma academia. A primeira dica para pessoa não entrar em neura e que dá sempre certo é evitar ao máximo usar transporte público. Caminhar, andar mesmo?, indicou ela, que também lembrou que alugar uma bicicleta também pode ser uma opção. ?É muito mais prazeroso e ajuda a queimar as calorias?, destaca.

Além das caminhadas ou pedaladas, procurar um lugar ao ar livre para fazer atividade física também pode ser uma boa dica. Por exemplo, se for à praia, Michelle recomenda praticar stand up paddle ou remar. E acrescenta que também pode se exercitar no próprio local onde está hospedada fazendo ?agachamento, abdominal ou exercícios leves?.

Viagens longas

Para quem vai passar muitas horas sentada em um avião, no ônibus ou em um carro, Michelle indica beber bastante líquido no dia anterior para ir diminuindo a retenção e, assim, evitar que as pernas fiquem inchadas. ?Quanto mais água ingere, o sódio vai saindo junto e liberando a circulação. A água limpa as células e vai melhorando a retenção?, afirma ela. E aproveita para lembrar: ?E também mexer as pernas, não ficar parada?.

Dieta para a volta

Se engordou alguns quilinhos durante a viagem, não tem problema. Michelle ? que acredita que voltou um pouco mais inchada e que ganhou mais ou menos 2kg em sua última viagem - ensina como correr atrás do prejuízo. ?Pode-se fazer uma dieta rápida, que pode durar de três dias a uma semana. Eu diminuo um pouco a ingestão de carboidratos, mas não tiro totalmente. Tiro pães, massas, arroz, farinhas, batatas e deixo os carboidratos dos legumes?, diz ela.

?Hoje almocei frango, brócolis, saladas e castanhas e nozes, que são gorduras boas. Tirei os mais pesados, os que são mais calóricos?, conta. ?Isso faz com que o corpo desinche e perca a gordurinha que ganhou. Não uso por muito tempo porque acredito que o carboidrato é importante?, frisa ela.


Blogueira ensina como manter a forma durante viagem de férias

Blogueira ensina como manter a forma durante viagem de férias

Blogueira ensina como manter a forma durante viagem de férias

Fonte: EGO