Bolsas encolhem mas estilo permanece

Maxi bolsas saem de moda, substitutas são mais fáceis de combinar

As maxi-bolsas fizeram um enorme sucesso nas ultimas estações. Espaço à vontade, vários compartimentos, zíperes para todos os lados e, tudo isso, ainda na moda agradaram em cheio quem adora carregar zilhões de coisas e vivia cheia de sacolinhas e pequenas bolsas para dar conta de tudo. Mas, numa espécie de efeito rebote, a moda da estação responde às maxi-bolsas com a tendência oposta: modelos micro e as carteiras estilo clutches, que já fazem sucesso fora do Brasil, são a última pedida.

"Por mais que a gente goste, as maxi bolsas precisam ser deixadas de lado. As versões a tiracolo e as carteiras entram na lista de preferências, deixando os visuais mais glamourosos", afirma a consultora de moda Ivana Berenstein. Se a praticidade sai perdendo, o estilo ganha bastante com a novidade. "As bolsas mini encaixam-se em todos os perfis e também ficam bem em mulheres de qualquer tipo físico, sem pesar", diz a também consultora de imagem Daniela Romani.

As duas especialistas concordam que é muito mais fácil acertar no modelo. "Os sofisticados, com detalhes, brilhos e aplicações, servem para as festas. Os modelos básicos servem para o dia-a-dia e ocasiões elegantes, mas sem glamour", explica.

Combinando

De acordo com as consultoras, existe um ponto que não mudou em relação as estações passadas. Combinar as cores de sapato e bolsa é algo que ainda precisa ser evitado. "A combinação, hoje em dia, é no estilo das peças, sem que as estampas ou cores sejam iguais", diz Ivana. "O ideal é misturar o look, mas sempre buscando harmonizar bastante o visual". Quando você consegue realizar essas combinações, prova que tem repertório suficiente para acertar, indo além do óbvio.

Um modelo prático

O espaço já é pequeno por natureza, então o jeito é otimizar. Na hora de escolher sua micro bolsa, a dica é buscar um modelo que apresente divisões, que ajudam a manter a bolsa organizada e limitam suas necessidades: a cada objeto dentro, provavelmente três ficam de fora.

Maxi bolsas Mas nada de desespero. Ainda não precisa guardar suas maxi-bolsas no fundo do guarda-roupa: no trabalho, elas ainda são úteis e podem continuar sendo usadas. As mais fashion são as de verniz, em tons mais coloridos, como o vermelho.

Só tome cuidado se você é baixinha demais, porque as bolsas grandes podem dar impressão de que você é menor ainda. Regule bem as alças, para que o acessório fique perto da cintura, ou escolha modelos que podem ser carregados como uma sacola, com as alças nas mãos

Fonte: minhavida, www.minhavida.com.br