Cabelo ressecado perde o brilho; saiba como reverter o problema

Cabelo ressecado perde o brilho; saiba como reverter o problema

Excesso de sol, poluição e uso de produtos químicos, como tinturas e alisamentos, levam à perda de umidade do fio e, consequentemente, à falta de bril

Não há corte ou tintura que dê jeito em um cabelo sem brilho. "O problema acontece quando a fibra capilar é danificada, em especial uma estrutura chamada de haste capilar, que protege o fio", explica o dermatologista Francisco Le Voci, coordenador do Ambulatório de Cabelos da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC.

Excesso de sol, poluição e uso de produtos químicos, como tinturas e alisamentos, levam à perda de umidade do fio e, consequentemente, à falta de brilho. Usar xampus com muito detergente e enxaguar com água excessivamente quente são outros hábitos que prejudicam a aparência das madeixas. "As altas temperaturas abrem as cutículas, que precisam estar alinhadas para que os fios possam refletir a luz, deixando os cabelos brilhantes", afirma a visagista e hairstylist Dani Soares, do Vimax Art Hair Beauty, em São Paulo.

Da mesma forma, dietas alimentares muito restritivas e pobres em determinados nutrientes podem deixar os fios opacos, de acordo com Francisco. Carnes em geral, vegetais alaranjados, folhas de cor verde-escura, grãos e cereais integrais ajudam a turbinar a saúde dos fios. "Alterações hormonais também podem resultar na perda repentina de brilho. Por isso, se perceber que seus cabelos estão mais opacos que de costume e o problema persiste, o melhor mesmo é procurar um dermatologista", aconselha.

Confira outras dicas dos especialistas para resgatar o brilho perdido e desfilar madeixas dignas de um comercial de xampu:

Ainda no chuveiro

Por falar em xampu, escolher o produto correto para o seu tipo de fio é fundamental para manter a saúde capilar e, assim, o brilho. Não há problema nenhum em lavar os cabelos todos os dias, garantem os especialistas. Os tipos oleosos podem, inclusive, se beneficiar muito desse cuidado, já que sujeira acumulada e resíduos de xampu e condicionador impedem o cabelo de refletir a luz. "Por isso é tão importante enxaguar muito bem o cabelo durante a lavagem", aconselha Dani. A temperatura da água é outro ponto de atenção: não pode ultrapassar 30ºC.

Hidratação profunda

Pelo menos uma vez por semana hidrate os cabelos em casa, com uma máscara específica. Caso estejam ressecados demais, inclua na rotina de lavagem xampus e condicionadores com propriedades hidratantes, à base de manteiga de karitê, proteína hidrolisada, ceramidas ou colágeno. Estes ingredientes devolvem a umidade perdida e ajudam a restaurar as madeixas.

O tom certo

Aplicados a cada dois meses, os tonalizantes são grandes aliados para conferir brilho extra aos fios. "Para não alterar a cor, eles devem ter o mesmo tom do cabelo. Basta aplicar e deixar agir por 20 minutos", ensina o cabeleireiro Cesar Renckel, do HBD Spa, no Rio de Janeiro. Também podem ser utilizados tonalizantes incolores já disponíveis no mercado.

Na hora de secar

Se você não vive sem secador, a solução é minimizar os danos provocados pela temperatura. Antes da secagem, aplique produtos que oferecem proteção térmica, blindando os fios contra o calor. Outra boa pedida é afastar o aparelho das mechas tanto quanto possível. Por fim, prefira as escovas redondas grandes com cerdas naturais e apele para a chapinha com moderação.

Finalizadores: modo de usar

Sprays de brilho, silicones e ceras são capazes de emprestar brilho instantâneo às madeixas, mas devem ser aplicados corretamente. Para não errar, é melhor aplicar pequenas quantidades por vez e só repetir se necessário. "Este cuidado evita que os cabelos fiquem pesados demais", diz Renckel. Caso escolha um produto em spray, borrife a uma distância de pelo menos 30 centímetros dos fios para evitar que ele fique acumulado em uma única área.

Água de coco

A fruta que tem a cara do verão também possui propriedades hidratantes e, por isso mesmo, serve como matéria-prima de tratamentos restauradores oferecidos nos salões de beleza. Uma das maneiras de usufruir desses benefícios é aplicar a água gelada em todo o cabelo após a lavagem. Caso precise de uma hidratação mais profunda, bata a polpa com a água da fruta no liquidificador e espalhe até um centímetro da raiz. Deixe agir por 40 minutos e enxágue com água fria.

Fonte: UOL