Como a cerveja pode ajudar a ter pele e os cabelos mais bonitos

Como a cerveja pode ajudar a ter pele e os cabelos mais bonitos

Queridinha: agora, é a indústria cosmética que investiga benefícios da cerveja.

A cerveja já foi tida como vilã da saúde e acusada de criar barriguinha, mitos que já foram derrubados recentes pesquisas. Agora, ela começa a se redimir também diante do espelho, com a indústria cosmética investigando, a fundo, os seus benefícios à beleza. É o caso da Bioeffect, empresa criada há dois anos na Islândia, fabricante de um cosmético poderoso à base de cevada, que já se tornou o novo queridinho de quem está sempre em busca da juventude.

?À medida que envelhecemos, a pele perde colágeno e elastina e as rugas começam a aparecer. Além disso, diminui a nossa produção natural de EGF, que é o fator de crescimento epidérmico, uma proteína que promove a renovação celular?, explica a médica Graça Tavares, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A aplicação do EGF na pele estimula a formação de novas células e minimiza o efeito visível do envelhecimento. ?Esses cientistas islandeses conseguiram extrair o EGF da cevada, o que até então dependia da ação de bactérias?, completa ela. De acordo com o site da empresa, um frasco com 5 ml do soro Bioeffect EGF leva o conteúdo de 100 sementes de cevada e custa 110 dólares.

Para quem quer se aventurar no mundo cosmético da cerveja o complexo Chodovar, na República Tcheca, misto de resort, museu e cervejaria, oferece vários tipos de tratamento. Mas quem não vai tão cedo à Europa, pode procurar um na sua própria cidade. Sylvia de Seganttini, que é consultora paulista de banhos terapêuticos para spas, termas, salões de beleza e clínicas de estética de todo o país, conta que decidiu estudar o tema a pedido de um cliente. Após um ano de pesquisa e conversas com mestres-cervejeiros, incluiu o tratamento no cardápio da consultoria. O serviço acaba sendo procurado pelos spas como uma opção de happy hour para seus clientes. Para começar gastando menos ainda, uma opção é preparar o seu próprio banho em casa (veja sugestão de banho de cerveja caseiro no box).

?Até então, as bebidas com as quais eu trabalhava eram apenas vinho e saquê, que obedecem ao mesmo princípio: primeiro abrem os poros, eliminam impurezas e permitem que os nutrientes da bebida penetrem na pele?, descreve Sylvia. ?Por isso é fundamental que a cerveja seja de boa qualidade e bastante encorpada, o que indica que ela tem boa concentração dos ingredientes?, salienta. Segundo a consultora, não existe um tipo específico de cerveja para isso, mas as mais recomendadas são as de trigo.

Cerveja na cabeça!

Em 2009, Catherine Zeta-Jones provocou surpresa ao declarar ao jornal britânico Daily Mail que usava uma máscara de cerveja e mel para condicionar os cabelos, mesmo ?que fique cheirando como o fundo de um barril de chope por dias?. Já para quem leva mais fé na indústria cosmética que nas misturinhas caseiras, ou acha mesmo que lugar de cerveja é no copo, a tradicionalíssima Payot oferece uma alternativa.

?Dentro da linha de tratamento capilar, temos o xampu e o condicionador com extrato de levedo de cerveja. É rico em vitaminas do complexo B e vitamina E, que reforça, dá brilho e volume e é indicado para quem tem cabelos finos. Antes do seu lançamento, há cinco anos, todos os testes comprovaram a capacidade de hidratação e restauração da fórmula?, informa Marília Filardi Peixoto, química responsável pelo setor de desenvolvimento de produtos da Payot. Os cosméticos estão disponíveis em lojas do ramo em todo o país e on line, pelo próprio site da empresa.

No exterior, a lista de cosméticos que levam cerveja na fórmula tem mais opções. A britânica Lush, especializada em produtos naturais, oferece o xampu Cynthia Sylvia Stout e o finalizador The Strokes Hair Treatment, que também prometem volume, maciez e brilho. Na República Tcheca, a Manunfaktura, outra empresa de cosméticos naturais, possui uma ampla linha de cuidados à base de cerveja. Lá, tem de tudo: sabonetes e gel para banho, esfoliante, óleos de massagem, hidratante, loção pós-barba e protetor labial. Até a microcervejaria americana Elysian lançou uma marca de xampu e condicionador, mais voltada para o público masculino, a Duffy?s Brew.

Ou seja, além de rótulos de cervejas, agora produtos de beleza também são um prato cheio para cervejeiros viajantes.

Fonte: UOL