Como prevenir o envelhecimento das mãos

Até a cantora Madonna sofre com sinais da idade nessa parte do corpo; veja como agir

A pele das mãos é bastante sensível e delicada e os dermatologistas afirmam que essa é a parte do corpo que mais sofre com os efeitos da idade. Apesar disso, ainda são poucas as pessoas que se lembram de protegê-la.

Uma das vítimas desse fato cronológico é a cantora Madonna. De acordo com reportagem publicada na revista norteamericana Life & Style, a cantora virá para o Brasil para se submeter a cirurgias estéticas com o médico Ivo Pitanguy, que possui uma clínica mundialmente conhecida, no Rio de Janeiro. Segundo boatos, Madonna estaria interessada em rejuvenescer as mãos e o pescoço e estaria disposta a gastar alguns milhares de dólares para isso.

Mas se você quiser economizar dinheiro, rugas e manchinhas, o ideal é prevenir e amenizar os efeitos da idade nessas regiões do corpo. De acordo com o dermatologista Valcinir Bedin, o sol e as atividades domésticas que envolvem produtos químicos, como lavar a louça e esfregar o chão, por exemplo, fazem com que as mãos fiquem com aspecto envelhecido precocemente.

- Como método preventivo, aconselho protegê-las com filtro solar e um hidratante que seja também impermeabilizante - que pode conter ativos derivados do silicone. A partir dos 20 anos de idade, as pessoas já podem adotar esses cuidados.

Para a dermatologista Shirlei Borelli, o sol é o principal vilão das mãos.

- Ele modifica fibras colágenas e elásticas, deixa a pele fina e cheia de vasinhos, leva à formação de manchas e até altera o DNA da célula, que pode levar ao câncer de pele. Por isso, recomendo usar diariamente um creme com fator de proteção solar mínimo de 33 e, quando houver exposição intensa ao sol, usar no mínimo um hidratante com FPS 60.

Para quem trabalha com água e detergente, Shirlei aconselha o uso de luvas de borracha aflaneladas internamente.

- Isso também evita fungos e bactérias e alergias de contato.

Até a alimentação pode ajudar a deixar as mãos mais jovens por mais tempo. De acordo com o dermatologista Adriano Almeida, do Cipe (Centro Integrado de Prevenção do Envelhcimento), tomar água é a forma melhor e mais barata para hidratar a pele, assim como manter uma dieta rica em frutas e verduras.

- Antioxidantes orais, como ômega 3 e o exynutriment evitam o envelhecimento precoce. No inverno, para evitar as fissuras das mãos, a hidratação diária das mãos deve ser complementada com cremes que contenham manteiga de cacau ou de karité.

No consultório dermatológico

Para amenizar os efeitos nocivos que o tempo traz às mãos, alguns tratamentos podem ser realizados em clínicas de dermatologia, com um profissional de um estabelecimento de confiança. Segundo Shirlei, para as manchas, o ideal é ?laser de rubi, luz intensa pulsada, ácidos e peelings?.

- Para as rugas, trabalhamos com radiofrequência, infravermelho, ácido hialurônico, ácido polilático, dentre outros tratamentos que ajam como preenchedores.

O ácido hialurônico é altamente eficaz para a hidratação da pele e é um ativo bastante presente em cremes anti-idade para o rosto. Hoje em dia, há tratamentos em que as mãos ganham injeções que combinam essa substância e o glicerol. Somados, esses ativos minimizam os sinais de envelhecimento.

- As injeções preenchem os sulcos no dorso das mãos e, ao atrair água, promovem a hidratação de toda essa região. O efeito tem duração média de 18 a 24 meses e a manutenção deve ser feita com filtro solar e novas injeções com ácido hialurônico.

Lembre-se de consultar um profissional qualificado antes de se submeter a um tratamento dermatológico e verifique se o procedimento é liberado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).

Fonte: R7, www.r7.com