Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
••• atualizado em 07 de Setembro de 2009 às 17:02

Como saber se alguem esta realmente a fim de você

PUBLICADO POR

z0meionorte


Repórter

Pois bem, o detector de perfis compatíveis selecionou alguém para você, vocês trocaram mensagens escritas e começaram a conversar através do vídeo pelo Bate-Papo. Daí para a frente pode surgir uma porção de dúvidas sobre o que o parceiro está sentindo e pretendendo em relação a você.

Em uma certa quantidade de casos, há poucas dúvidas sobre o interesse amoroso por parte do parceiro. Esta ausência de dúvidas ocorre quando estão presentes três condições:

(1) o parceiro rapidamente fica entusiasmado e está decido a iniciar um relacionamento com você;

(2) ele é assertivo, ou seja, expressa aquilo que sente, pretende e quer saber;

(3) as pistas amorosas e pistas sobre as suas intenções que ele apresenta são interpretadas corretamente por você. Por exemplo, você tem poucas dúvidas sobre as intenções do parceiro quando ele ?parte para o ataque?: convida, fala de amor e quer marcar encontros com você. Neste caso, as dúvidas que ainda permanecem são aquelas referentes à sinceridade das suas declarações e sobre a duração daquilo que ele declara.

Em muitos casos, infelizmente, surgem muitas dúvidas. Estas dúvidas que podem ocorrer devido a um ou mais que um dos seguintes motivos:

(1) Aquilo que um parceiro sente e quer em relação a você ainda não está claro nem mesmo para ele. As pistas que ele está apresentando refletem este estado de transição em que ele se encontra. Isto é muito comum, pois as pessoas demoram um certo tempo para se ligarem afetivamente às outras e ficarem seguras sobre o que querem com elas.

(2) O parceiro tem algum motivo para não querer mostrar claramente o se sente e quer com você. Isto pode acontecer, por exemplo, quando ele é tímido, quando quer deixar a situação ambígua para tirar algum tipo de proveito ou quando teme defini-la e mudar de idéia depois.

(3) O parceiro apresenta pistas razoavelmente claras sobre o que sente e quer com você, mas você não as interpreta corretamente. Três dos motivos geralmente impedem a interpretação correta deste tipo de pista: (a) a grande necessidade de que este relacionamento dê certo (neste caso você pode ver sinais positivos que não existem) e (b) os temores excessivos e infundados que são provocados pela baixa auto-estima e a sensação de que o parceiro não vai gostar de você (neste caso você deixa de ver sinais positivos que existem) e (c) inabilidade para ler este tipo de sinal.

Quando os sinais de interesse amoroso não são muito claros ou são pouco intensos, é fácil confundi-los com os sinais de outros tipos de relacionamentos positivos como a amizade e polidez. Muitos dos sinais destes três tipos de relacionamentos são os mesmos. Por exemplo, quando você está conversando com alguém que sente amizade por você, esta pessoa vai prestar atenção em você, vai tratar você com consideração e vai mostrar prazer com a sua companhia. Isto também poderá acontecer quando a pessoa está apenas sendo polida ou quando ela está amorosamente interessada em você.

As principais dúvidas que surgem quando os sinais de interesse do parceiro são ambíguos são as seguintes:

1. Como identificar se o parceiro está mostrando sinais de interesse ou está mostrando sinais de desinteresse por você?

2. Como distinguir os sinais de interesse amoroso dos sinais de interesse apenas amistoso ou da polidez?

3. Como identificar um parceiro que está apresentando apenas sinais de interesse sexual de um parceiro que está apresentando sinais de interesse romântico?

Vamos examinar agora algumas pistas verbais e não-verbais que ajudam a resolver estas dúvidas.

Sinais de interesse amoroso

Os sinais diretos de interesse amoroso são óbvios e claros e, por isso, não necessitam que seus significados sejam interpretados. Por exemplo, se uma pessoa declara que está interessada em você, que quer sair com você e que quer namorar você, restam poucas dúvidas sobre as sua intenções. As únicas dúvidas remanescentes, neste caso, são aquelas que dizem respeito à sinceridade e estabilidade destas declarações. Por este motivo, vamos nos concentrar aqui naqueles sinais indiretos do interesse amoroso: aqueles sinais que são um tanto indefinidos e que, por isso, precisam ser interpretados.

Um parceiro provavelmente está interessado em você quando ele:

? Dá prioridade a você. Por exemplo, ele muitas vezes sacrifica outros compromissos para conversar com você e perde a hora quando está com você. Quando vocês estão conversando ele só tem olhos para você. Coloca tudo que estava fazendo de lado e não fica olhando para outras pessoas que estão passando.

? Geralmente não é o primeiro a querer terminar os encontros (a não ser que tenha motivos específicos para isto como, por exemplo, ir fazer um exame médico que foi marcado há muito tempo).

? Apresenta sinais que está batendo papo só com você, naquelas conversas que acontecem na Internet: ele responde rápido, as suas respostas são compridas e elaboradas, puxa assunto e não se limita apenas a responder brevemente às suas perguntas.

? Sempre tenta marcar uma nova conversa com você quando a conversa vai terminando.

? É efusivo: mostra alegria por ter encontrado você novamente e por estar iniciando um novo bate-papo com você.

? Assume o encargo de manter a conversa animada: puxa assuntos, reage ao que você diz, faz perguntas etc.

? Busca e ressalta as semelhanças entre vocês dois (?Temos algo em comum?).

? Tenta marcar encontros ao vivo. Por exemplo, sugere um programa, convida para almoçar, fica mencionando coisas que poderiam fazer juntos.

Quando se trata de um encontro ao vivo, além destes sinais mencionados acima, o parceiro que está interessado em você mostra outros sinais verbais e não-verbais que descrevi no meu livro O Mapa do Amor.

Sinais que indicam que o interesse é sexo casual

Caso haja sinais de interesse amoroso, como identificar se eles indicam apenas interesse em sexo casual ou se eles também indicam interesse romântico e desejo por um relacionamento? Alguns destes sinais já aparecem no bate-papo na Internet. Outros só aparecem durante os encontros ao vivo.

Os principais sinais de interesse em sexo casual são os seguintes:

? O parceiro é comprometido com outra pessoa. Ele declara que está saindo do relacionamento ou que se dá pessimamente com o parceiro atual. Isto pode ser verdade ou pode ser a desculpa padrão que é fornecida para tranqüilizar você. Antes de tudo, certifique-se de que ele está falando a verdade.

? Ele rapidamente dirige o papo para assuntos sexuais mesmo antes de tentar conhecer o parceiro e verificar se eles têm compatibilidades para um outro tipo de relacionamento.

? Nos encontros ao vivo o parceiro:

? Tenta marcar o encontro em um lugar onde seria possível haver uma relação sexual. Ele também pode marcar um encontro em outro tipo de local, mas em seguida dar uma desculpa para levar você para outro local mais reservado.

? Não mostra sinais de romantismo. Apenas sinais de interesse sexual. Por exemplo, o beijo na boca é sempre erótico e não romântico desde o início.

? Olha direto para o seu corpo e para o seu decote.

? Rapidamente tenta por a mão no seu corpo.

Alguns sinais de que ele não quer compromisso são apresentados após algum tempo que vocês já estão saindo juntos:

? Nunca diz que ama você. Quando é você que diz isso ele só responde ?Eu também?.

? Depois do sexo, nada de carinhos ou conversas. Ele só dá o tempo regulamentar para ir embora (ou pior, se vocês estão na casa dele ele quer você vá embora).

? Evita ser visto com você por pessoas conhecidas. Evita apresentar você para as pessoas que são importantes para ele: amigos, parentes, colegas de trabalho.

? Não faz planos para o futuro. Nem para o futuro próximo, muito menos para o distante.

? Não tem muita curiosidade de saber das coisas importantes da sua vida. Por exemplo, não se interessa em saber se você está com algum problema, como é seu trabalho ou se você pretende ter filhos.

Após identificar as intenções do parceiro, a decisão é sua. Aja de acordo com aquilo que você quer e que tem condições psicológicas para encarar.

Observações

? Só a presença ou ausência de um ou de alguns destes sinais é pouco conclusiva. Quanto mais sinais, maior a segurança para tirar conclusões.

? A ausência dos sinais positivos não é uma prova conclusiva de que o parceiro não está interessado em você. Por exemplo, os tímidos podem deixar de manifestar sinais de interesse mais nítidos porque têm medo de ser rejeitados e de estar assediando você.

? Na dúvida, compre informações: mostre um pouco mais de interesse e veja como o parceiro reage. Só tentar raciocinar com os sinais e adivinhar o que se passa geralmente não dá certo.

Espero que agora você perceba melhor se seu parceiro está a fim de você. Boa sorte!

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
81596,noticias

Manchetes em destaque

ver todas as manchetes
Exibir em:

Redes Sociais

  • Google +1
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook