Confira 20 dicas de alimentos que podem ser usados em todo o corpo

Na cozinha tem vários ingredientes que servem para cuidar do cabelo e da pele

Já pensou que a cozinha da sua casa pode ser um grande salão de beleza? Lá tem vários ingredientes que cuidam tanto do cabelo quanto da pele: água do arroz lavado, leite, morango, etc. Alguns deles servem para comer e também embelezar. É para lambuzar a cútis e as madeixas mesmo! Afinal de contas, até Cleópatra, a rainha do Egito, tomava banho de leite para se manter bonita.? Frutas (com casca, que é onde se concentram suas propriedades) e outros produtos naturais têm em sua composição elementos que servem para a estética. Esses princípios ativos são usados, inclusive, em cosméticos industrializados ? garante o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética de São Paulo, o médico Valcinir Bedin.

Então, por que não usar o natural? Antes de sair passando mamão na pele, ou vinagre no cabelo, porém, é preciso estar atento a alguns detalhes.

? Na maioria das vezes, cuidar da beleza com chás, frutas e outros não causa nenhum problema. Mas vale evitar fazer os tratamentos com a pele ou o couro cabeludo machucados ? recomenda Bedin.


Confira 20 dicas de alimentos que podem ser usados em todo o corpo

Mamão:

Dá mais brilho no cabelo. Já na pele, tem o poder de destruir as camadas mais envelhecidas, evidenciando as mais novas. Abra o mamão e passe no cabe$ou pele, sem as sementes.

Gelatina

Aplicada na pele ou no cabelo, a gelatina cria uma película protetora que evita a perda d?água e, assim, mantém a hidratação.Tem que ser a sem sabor.

Clara de Ovo

A clara é proteína e promove um "efeito Cinderela" de esticar a pele e disfarçar rugas temporariamente. Dura cerca de 4 horas. Passe no rosto, deixe até 20 minutos e lave.

Morango

As frutas vermelhas são antioxidantes e rejuvenescem. Aplicar o morango na face diminui a oleosidade e dilata os poros temporariamente. Use na forma de máscara: bata meio copo da fruta com uma clara de ovo.


Confira 20 dicas de alimentos que podem ser usados em todo o corpo

Pepino

Diminui as olheiras e o inchaço. É que, em contato com a pele fina da região, o pepino causa uma contração dos vasos. A fatia cortada bem fina deve ser colocada sobre os olhos fria ou gelada.

Melancia

A fruta é antioxidante e antienvelhecimento. A aplicação dela é feita com pedaços finos da parte vermelha sobre a pele do rosto, por 10 minutos. As fatias devem estar geladas.

Vinagre

Qualquer vinagre tem ácido acético, que destrói a queratina mal distribuída, fazendo uma limpeza no fio, deixando-o mais íntegro e brilhoso.


Confira 20 dicas de alimentos que podem ser usados em todo o corpo

Chá de camomila

A infusão de camomila clareia o cabelo e, para a pele, tem função relaxante e antivermelhidão. Mas atenção: apesar de ser chá, não adoce nem utilize quente.

Açúcar cristal, sal e fubá

Ajuda a remover as camadas externas da pele através da esfoliação. Sal e fubá também têm a mesma função. Faça a pasta com sabonete líquido ou um pouco de água e passe na pele com movimentos circulares.

Mel

É antibiótico. Ele mata as bactérias que têm na pele e também impede a perda de água. Serve para a pele que precisa ser hidratada, dando viço, tônus e previne infecção.

Chá de Cebola

Também diminui o tom dos fios, deixando o cabelo mais claro. Apesar do cheiro ser ruim, ele não permanece no cabelo após a lavagem com xampu neutro e condicionador.

Limão

A vitamina C do limão serve para limpar e pode ser usado no cabelo. Porém, ao lavar, não pode deixar nenhum resíduo, pois na pele e em contato com a luz, o limão causa queimaduras.

Leite

O ácido lático do leite de origem animal destrói a queratina que está sobrando, deixando o cabelo mais brilhoso e homogêneo. Ele também age tirando as camadas mais externas da pele.

Aveia

O cereal é um ativo calmante para uma pele que está vermelha, coçando. Vale fazer uma pasta com leite.


Confira 20 dicas de alimentos que podem ser usados em todo o corpo

Banana

É adstringente e absorve a oleosidade. Pode ser usada em máscara com aveia.

Iogurte

Também tem ácido lático e, portanto, as mesmas funções do leite. Como ele é pastoso fica mais fácil de passar na pele ou no cabelo. O produto tem que ser natural ou feito em casa.

Arroz

Na verdade, não são os grãos que têm fins estéticos, mas a água que escorre dele quando é lavado antes de cozinhar. Após um dia de descanso, a água do arroz serve para diminuir manchas na pele.

Abacate

Bom para pele seca, aumenta a oleosidade natural. No abacate tem tudo o que a camada lipídica da pele tem. Faça a máscara batendo o abacate com um pouco de água, uma vez por semana. Isso recupera e devolve a hidratação da pele.

Abacaxi

A fruta tem função adstringente. Funciona bem para reduzir a oleosidade da pele com excesso.

Água de coco

Com muitos sais minerais, um banho dessa água no cabelo maltratado pelo sol é melhor que água normal. A receita é lavar o cabelo com xampu, condiocinador e enxaguar com água de coco fresquinha.

Fonte: Extra