Conheça os fatores que causam a celulite e saiba como evitá-la

Conheça os fatores que causam a celulite e saiba como evitá-la

A celulite é uma distrofia celular não inflamatória associada à saturação hídrica do tecido conjuntivo

A celulite consiste naqueles furinhos indesejáveis que aparecem no corpo das mulheres. "Também chamada de lipodistrofia genoide, a celulite é uma alteração do tecido conjuntivo gorduroso caracterizada por nódulos e ondulações na pele do bumbum, coxas, pernas, abdômen e braços", esclarece a dermatologista Marcela Vaccari.

"A celulite é uma distrofia celular não inflamatória associada à saturação hídrica do tecido conjuntivo. Isso quer dizer que ocorre um encharcamento no tecido, levando a um acúmulo de toxinas que prejudicam a circulação venosa e contribuem para um aumento de gordura. Todas as mulheres apresentam esta alteração, pois ela é disparada pelo hormônio estrogênio, que tem grande afinidade com a água , favorecendo o microedema celulítico", explica Paula Carvalho, coordenadora do Ceca, Centro de Estudos e Cosmetologia Aplicada,instituição que oferece ensino técnico na área de estética.

Outros fatores podem causar a celulite. "Quando falta circulação no local, a célula fica sem oxigenação e vai fibrosando, o que causa a celulite", comenta Marcelle Cunha, fisioterapeuta dermatofuncional da Clínica Arthys. "As causas da celulite são inúmeras. Pode ser genética, falta de atividade física, má alimentação ou pouca ingestão de água. Além disso, os furinhos aparecem com mais frequente em pacientes com problemas vasculares", avisa a dermatologista Marcela. "Aliás, não é correto falar celulite no plural, porque é o nome da infecção", ensina Paula.

Fonte: UOL