Conheça os truques das famosas para não engordar durante frio do inverno

A sopinha de Susana Vieira, a fruta assada de Wanessa Camargo e o leite de arroz de Mayana Neiva estão entre as dicas para ficar magrinha no frio


Conheça os truques das famosas para não engordar no inverno

Que atire a primeira fita métrica quem nunca viu a circunferência da cintura aumentar um pouqinho no inverno. É no frio que o apetite voraz aparece e lança sobre as mulheres a maldição do estômago vazio. A questão é quase matemática. O corpo precisa de mais calorias para ficar aquecido e, logo, também gasta em maior quantidade. Mas, aliado à preguiça dos dias cinzentos e ao ataque a guloseimas que combinam com a estação, o inverno torna-se um inimigo natural de quem luta contra a balança.

Mesmo quem não passa o ano inteiro fazendo dieta tem seus truques para esta fase do ano. Susana Vieira, por exemplo, não abre mão de uma sopinha magra de ervilha, feita com frango em vez das generosas porções de linguiça e bacon. Abusar dos caldos, no entanto, não garante uma silhueta mais fininha. "As sopas podem ser saudáveis, auxiliando no emagrecimento e com valor nutricional. Mas o consumo exagerado pode comprometer a ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras", afirma Paula Cabral, especialista em Nutrologia.


Conheça os truques das famosas para não engordar no inverno

Ela recomenda a ingestão de sopas de legumes com quinoa, abóbora com ricota e cenoura com frango e gengibre, e alerta para o consumo de caldos muito cremosos com concentração de leite, creme de leite, queijos gordurosos, pães e torradas. A médica também aponta as frutas da época para ajudar a ficar em forma no friozinho. "O morango é antioxidante; o melão é rico em água e fibras, o que aumenta a sensação de saciedade; a tangerina é diurética e o caju melhora o fluxo intestinal", enumera a especialista.

A cantora Wanessa, que perdeu 11kg após ter seu primeiro filho, é uma adepta das comidas leves no inverno. E não abre mão de incluir as frutas em sua rotina diária. "Vale trocar a fruta normal por uma cozida com canela. Essas substituições enganam a cabeça, mas respeitam o corpo", ensina ela.


Conheça os truques das famosas para não engordar no inverno

Para o nutricionista Bruno Brown, da Academia Team Nogueira. os doces são os alimentos mais nocivos nessa época, além da preguiça. "Não se pode deixar que ela provoque o sedentarismo e aumente o consumo calórico. Como sopas e doces são uma ótima pedida nessa época, o ideal é fazer receitas com produtos de valor calórico reduzido e também com whey protein. E se pintar a vontade de tomar sopa, basta escolher alimentos frescos para prepará-la, nada das industrializadas, que são pobres em nutrientes e ricas em sódio", avalia.

Chá e leite de arroz

Mayana Neiva, que está super em forma em "Sangue bom", reforça o hábito de tomar chá quando cai a temperatura. "Depois que passei três meses na Argentina gravando um filme, resolvi trazer para minha vida esse ritual tão bonito de esquentar a água, colocar a erva... Prefiro investir nos chás de maçã, hortelã e chá verde, que é meu preferido para ajudar a manter a forma. Ele é rico em substâncias antioxidantes que ajudam a queimar gordurinhas, além de ser diurético. Tenho sempre um saquinho na bolsa", conta.

Os segredinhos de Mayana não acabam por aí. Para substituir o leite de vaca quentinho - mais calórico -, ela bebe leite de arroz. "Ele é mais levinho. Até mais que o leite de soja. Mudou minha vida! Meu sistema digestivo passou a funcionar de um jeito muito melhor", diz Mayana.

Mariana Weickert, ex-modelo e apresentadora, nunca teve lá seus dramas com a balança, mas sabe que esta é uma estação em que se redobra a vigilância calórica. "Pode parecer clichê, mas acho que deve-se fazer a mesma coisa que você faz para não engordar no verão. A chave é ter equilíbrio: quando der uma extrapolada, tem que segurar na comida no outro dia, não pode deixar as calorias se acumularem", orienta.

Fonte: EGO