Pele cuidada: Como tratar alergia a cosméticos e maquiagens; veja

As maquiagens são de fácil contaminação, o que aumenta a chance de surgir coceiras.


Cosméticos e maquiagens podem provocar reações alérgicas quando a pele apresenta intolerância a alguma substância do produto. Além disso, as maquiagens são de fácil contaminação, o que aumenta a chance de surgir coceiras, inchaço, vermelhidão e pinicação.

O que fazer quando as reações aparecem?

A primeira coisa a fazer é suspender o uso do produto, como aconselha a farmacêutica bioquímica e cosmetóloga Joyce Rodrigues. “Pode-se fazer limpeza e compressas com soro fisiológico ou água boricada”. Quando são reações leves, a farmacêutica garante que as reações tendem a desaparecer em dois ou três dias. Já nos casos mais severos, deve-se procurar um médico.

Cuidados necessários

Na maioria dos casos, “não tem como saber se a utilização de determinado produto irá ou não surtir reação alérgica”, lembra a farmacêutica. Mas alguns cuidados podem ser tomados para reduzir os riscos:

• Se já possui tendência a reações alérgicas, opte sempre por produtos hipoalergênicos;

• Armazene as maquiagens em local apropriado, longe de contaminações;

• Evite emprestar a maquiagem para outras pessoas, o mesmo serve para o uso dos produtos alheios;

• Não utilize maquiagem todos os dias, pois algumas reações surgem com a frequência do uso;

• Mantenha a pele limpa, isto é, sem produtos, sempre que possível.

Produtos antialérgicos

Os produtos hipoalergênicos são formulados visando diminuir os agentes que podem causar irritações, como conservantes, corantes e fragrâncias. Esses produtos também podem causar reações alérgicas, mas a sua utilização minimiza os riscos de intolerância.

Fonte: UOL