Cuidar da pele com máscaras caseiras

Os resultados são sutis, mas fazem diferença

Se você é uma mulher que adora se cuidar, porém está sem tempo e dinheiro para investir na sua beleza, nós temos a solução: aposte nas máscaras caseiras! Fáceis e rápidas de fazer, elas dão à sua pele brilho, maciez e vitalidade, sem gastar muito!

Os resultados são sutis, mas fazem diferença. O mais importante é que você tenha em mente que todo tratamento aplicado em seu corpo deve ser feito de acordo com as suas necessidades. ?Cada organismo responde de uma forma, sendo assim, não existe uma combinação perfeita para as máscaras caseiras, apenas experimentos bem-sucedidos?, ressalta Sueli Marini, cosmetóloga.

Prestar atenção na quantidade de vezes que elas forem aplicadas e em seus componentes também é uma boa dica para que você não fique com a pele machucada ou com manchas. ?Se, por exemplo, a máscara esfoliante for usada em excesso, pode causar uma decapagem (remover a camada córnea ou até mesmo a epiderme, que é a primeira camada da pele). Já se houver a aplicação de limão para clarear a pele, a exposição ao sol pode ocasionar manchas. O ideal é observar a reação da pele e, no caso de irritação ou vermelhidão, suspender o uso?, enfatiza Sueli.

A aplicação das máscaras para hidratação, rejuvenescimento, controle seborreico ou esfoliação pode ser feita duas vezes por semana. No entanto, elas não devem substituir o tratamento cosmético tradicional. ?As máscaras caseiras são auxiliares no tratamento cosmético e alternativas para pessoas alérgicas a produtos químicos ou adeptas a produtos naturais. O alerta é que elas não têm o mesmo resultado que as apresentadas no comércio?, afirma a cosmetóloga.

Vale ressaltar que ao optar por este tratamento, a pessoa deve ter bom senso. Observar os elementos utilizados para cada tipo de pele é primordial. Por exemplo, se você tem uma pele oleosa, abusar de elementos de alto índice de oleosidade, como abacate e açaí, pode agravar o problema - e não melhorá-lo. ?Estar atenta à reação de sua pele e nunca insistir no caso de irritação, vermelhidão, alergia ou qualquer incômodo é o mais adequado?, diz Sueli.

Para que você possa tratar de sua pele em casa, confira algumas receitas oferecidas pela cosmetóloga Sueli Marini ao DNA Mulher:

Solução adstringente

Algumas máscaras vão exigir a mistura de componentes com uma solução adstringente. Para isso, basta bater no liqüidificador três rodelas de pepino, algumas folhas de hortelã e de manjericão e uma xícara de chá forte de camomila. Coe e reserve na geladeira.

Máscara para pele oleosa

Amasse ¼ de banana verde, adicione uma colher de sopa de aveia e uma colher de sopa da solução adstringente. A mistura tem que ficar homogênea e cremosa.

Máscara para pele com acne

Adicione ½ xícara de chá de adstringente à argila verde (encontrada em lojas de produtos naturais) até dar um ponto cremoso. Acrescente dez gotas de própolis. Passe no rosto e deixe de 15 a 20 minutos. Molhe os dedos com a solução adstringente e faça uma leve esfoliação por dois minutos. Enxague com água fria.

Máscara para pele seca

Amasse duas colheres de sopa de abacate, misture com uma colher de chá de mel e adicione iogurte até ficar uma mistura cremosa. Aplique no rosto e deixe de 15 a 20 minutos. Retire com água fria.

Máscara para pele desvitalizada ou envelhecida

Amasse e misture uma colher de abacate, uma colher de polpa de açaí, um morango e uma colher de sopa de mel. Passe no rosto e deixa-a agir de 15 a 20 minutos.

Fonte: DNA Mulher, www.danamulher.com.br