Designer "enxuga" 24 kg após não entrar em uma calça tamanho 48

Designer "enxuga" 24 kg após não entrar em uma calça tamanho 48

Camilla Pires, de 22 anos, passou de 85 kg para 61 kg em um ano

Uma calça jeans foi a gota d?água que faltava para a designer paulistana Camilla Pires, de 22 anos, eliminar 24 kg e mudar radicalmente de vida. Em 2010, após muito tempo usando apenas leggings e blusas soltas, ela entrou em uma loja de roupas para comprar uma jeans e se assustou quando nem o tamanho 48 serviu.

?Experimentei vários modelos e nada entrou. Foi aí que a ficha caiu. Resolvi então que era hora de acabar com tantas dietas malucas e de me sentir mal com o próprio corpo?, diz a jovem, que na época pesava 85 kg, em 1,68 m de altura.


Designer

Camilla sempre foi gordinha e passou anos lutando contra a balança, mas entre 2009 e 2010 pulou da faixa de sobrepeso para a de obesidade, pois a rotina sem horários de faculdade e trabalho a levaram a comer muitas ?porcarias?, como ela define.

?Ficava quase o dia todo sentada e só me mexia do escritório para casa. Também não comia saladas nem frutas, adorava salgadinhos e jantava muito tarde. Minha preocupação com a alimentação era zero?, conta.

Alimentação e exercícios

Para emagrecer, a designer incluiu na dieta produtos integrais, frutas, verduras e legumes, peito de peru e queijos magros. Também foi cortando refrigerante, doces e frituras ? o trio básico para quem quer perder peso, segundo ela.

Além disso, a paulistana começou a montar pratos mais coloridos, comer de 3h em 3h e ir mudando os hábitos aos poucos, sem neuroses. Ela também procurou um endocrinologista, que lhe receitou remédio para emagrecer ? algo que a paciente se recusou a tomar.

?Decidi não me medicar nem seguir mais as dietas de revistas, mas fazer algo a longo prazo. Mudei minha cabeça e quis conquistar algo para a vida, para não voltar a ser como eu era?, afirma.

Dois meses depois do início do processo de reeducação alimentar, o pai de Camilla, que era hipertenso, morreu vítima de infarto. E a tragédia familiar não a fez desistir da meta, pelo contrário. ?Tive mais forças para continuar, pois quis honrá-lo?, destaca a jovem, que em casa também tem a mãe acima do peso.

Ainda em 2010, a designer se matriculou na academia, aonde ia no começo só para nadar duas vezes por semana e hoje, além das braçadas, faz musculação e corrida na esteira pelo menos quatro vezes por semana, durante 1h30. Com o tempo, Camilla tomou gosto pela corrida e já participou de dois percursos de 10 km no ano passado.

Agora que ela chegou aos 61 kg ? o objetivo final é atingir os 58 kg ?, o corpo já ganha músculos e perde cada vez mais medidas na cintura, nos seios e nos braços. As primeiras regiões a afinar foram a barriga e os ?dois queixos?, segundo ela. A parte mais difícil, porém, tem sido resolver a flacidez na área interna da coxa.


Designer

Blog

Para ajudá-la a eliminar quase um terço do peso corporal, Camilla leu um livro chamado ?Pense magro?, que propunha fazer um diário sobre a nova rotina. Ela resolveu então criar um blog na internet para compartilhar sua história e esquecer do tempo em que usava o site Formspring e as perguntas anônimas que chegavam eram ?Por que você não emagrece??.

Em julho do ano passado, ela pôs o endereço no ar e desde lá ficou conhecendo os relatos de várias meninas com problemas de peso.

?A gente se ajuda para não perder o foco. Posto sempre o que como, tiro fotos, dou dicas e escrevo palavras de motivação para ninguém se cansar nem cair em tentação?, cita.

A designer já conheceu algumas seguidoras do blog em caminhadas e corridas no Parque do Ibirapuera.

Em uma das publicações, Camilla disse que estava ficando sem roupas por causa do emagrecimento e não iria comprar novas, pois estava juntando dinheiro para conhecer a Disney. Dias depois, chegou na casa dela uma caixa cheia de peças, presente de uma menina do Rio de Janeiro que havia engordado e resolveu fazer uma doação. ?Nem conhecia ela e me emocionei muito. Hoje nos falamos pela internet?, diz.

Quando conseguiu viajar para os EUA, a designer foi até Miami e passeou pela cidade com uma brasileira que acompanha o blog. ?Estou pensando em fazer, em breve, um encontro no parque com as meninas?, revela.


Designer

De cara e vida nova

Os tempos de autoestima lá embaixo passaram, e Camilla hoje mudou o visual, tirou o piercing do rosto, cortou e clareou os cabelos. ?Quis dar um up, cuidar de mim e tirar tudo o que lembrava de quando eu era gorda?, conta.

O namoro de três anos e meio também melhorou, segundo ela. Atualmente, os dois vivem juntos e um apoia o outro durante as refeições.

?Agora, sou menos complexada e não acho mais o tempo todo que ele vai me largar. O Renan esteve do meu lado o tempo todo e hoje, no cinema, trocamos a pipoca grande com manteiga, refil e refrigerante por pipoca média e água.

Com os amigos, Camilla deixou de sair um tempo para não abusar das comidas gordurosas e da cerveja. Agora já anda com a turma, mas pede sempre opções mais light, como pizza de atum ou rúcula, wrap de peixe, hambúrguer de quinoa e saladas. Isso quando não divide o prato com alguém. Se resolve estender a fome à sobremesa, prefere um chocolate meio amargo.

?Eu costumava comer até ficar estufada e sair rolando. Hoje fico mais ou menos saciada e não me arrependo depois?, diz.

Fonte: G1