Dicas de maquiagem para quem usa óculos

Armações coloridas pedem maquiagem mais leve

 Se você faz parte do grupo que repete o trecho "Eu uso óculos", da música de Os Paralamas do Sucesso, não precisa ficar triste quando o assunto em questão é maquiagem.

A ideia de que não combina com quem circula de armações está para lá de errada. Em primeiro lugar, é interessante que o acessório se enquadre com seu estilo e formato de rosto. "Uma moça de pele muito clara com armação preta, por exemplo, fica com ar muito pesado, a não ser que isso reforce sua personalidade e estilo", disse a beauty artist Penélope Beolchi, da agência Lu Molinos & Agenciados.

Para não errar na produção, confira oito dicas listadas por Penélope e pela maquiadora Raphaella Bahia, da Clínica Longevitá:

1) Se tem miopia, a lente tende a deixar os olhos menores. Para dar a impressão de que são maiores, aposte em cores claras. Vale também um tom escuro no canto externo e um claro no centro. O contorno com lápis deve ser feito por fora.

2) No caso de quem precisa usar óculos por conta da hipermetropia, o olhar pode parecer maior. A forma de diminuir esse efeito é optar por cores escuras. O lápis deve ser usado na linha da lágrima.

3) Combine a maquiagem com o tipo de armação. Se for clássica, não fica bem fazer um make moderno, com cores vibrantes, por exemplo.

4) Caso a armação seja colorida, não caia na tentação de usar o mesmo tom nos olhos ou na boca. As alternativas para as vermelhas, por exemplo, são maquiagem nude (com tons próximos aos de pele) ou batom vermelho de tonalidade diferente, como tijolo ou amarronzado, para uma festa. Quem comprou óculos verde-limão pode brincar com outras cores tendências do verão, como laranja e rosa-chiclete.

5) Os óculos deixam as sobrancelhas em evidência. Por isso, não descuide delas. As profissionais recomendam apenas tirar os fios excedentes, sem afiná-las. Uma sombra clara é uma boa opção para valorizar a região acima da armação.

6) Para não esconder as expressões, opte por armações que não escondam as sobrancelhas. E evite usar franja comprida.

7) Use rímel para dar volume aos cílios e não para alongá-los. Assim, evita que borre a lente.

8) Tente não incrementar muito as bochechas e a boca, o que afasta a possibilidade de criar vários focos de atenção no rosto e sobrecarregá-lo.

9) Na hora de comprar os óculos, esteja com a maquiagem habitual. Dessa forma, já confere o efeito que terá.

Fonte: Terra, www.terra.com.br