Dicas para acertar no tamanho do silicone

Conheça quais pontos devem ser avaliados por quem quer deixar os seios mais volumosos

Com a popularização das cirurgias de implante de silicone, muitas mulheres já pensam em tornar real o sonho de ter os seios mais volumosos. No entanto, antes de escolher o tamanho da prótese, é necessário avaliar uma série de fatores para que o desejo de ficar mais bonita não se transforme, posteriormente, em arrependimento.

Altura, peso e quantidade de tecido gorduroso na mama são alguns dos fatores que devem ser analisados.“Às vezes, as pacientes chegam indicando o tamanho usado em uma amiga, mas esquecem de avaliar as características físicas da outra pessoa”, afirma o cirurgião plástico Fábio Zamprogno.

“Tudo precisa ser avaliado, desde a camada de gordura no tórax ou ao redor das mamas, passando pela altura, até as estruturas óssea e corporal. De uma forma em geral, as mais magras podem colocar próteses maiores, enquanto as mulheres com o tórax mais cheio precisam optar pelas menores”, diz. Zamprogno ressalta também que a decisão costuma variar de acordo com a idade.

“As mais novas geralmente escolhem próteses menores, principalmente quando são acompanhadas pelos pais. Já as mulheres mais maduras, que já têm filhos, exploram as próteses maiores, que variam de 380 a 500 ml”.

O médico ressalta que para um bom resultado é necessário um trabalho conjunto entre paciente e médico. “Não há nenhuma regra inflexível, vale o bom senso do cirurgião e a importância de se captar exatamente o que o paciente quer”, afirma Zamprogno. 

Para eliminar todos os tipos de dúvidas, um recurso comumente utilizado é o Mama Size. Ele é uma espécie de molde de plástico, no formato da mama, que se coloca debaixo da blusa para permitir à paciente que ela tenha noção exata de como ficará o tamanho dos seios após a cirurgia.

Segundo Zamprogno, o Mama Size tem dupla função: chegar o mais próximo possível do resultado da cirurgia em relação ao tamanho dos seios e, também, diminuir as dúvidas da paciente com relação à quantidade de silicone que será colocada em cada mama. “Essa tecnologia tem ajudado as mulheres a sentirem mais segurança e não se frustrarem com o resultado”

Cada paciente possui suas especificidades, por isso é necessário ficar atenta às seguintes dicas:

Para mulheres longilíneas (mais de 1,68m) São altas e possuem tronco alongado, braços finos, tórax estreito. Tamanho indicado: são candidatas à prótese maior, acima de 280 a 300 ml.

Normolíneas (1,63 a 1,64m) São as mulheres de estatura média. Tamanho indicado: de 230 a 280 ml, para não parecer que a pessoa está acima do peso.

Brevelíneas (abaixo de 1,60) São as pacientes que exigem mais prudência. Principalmente nos casos em que a paciente tem tórax largo, braços cheios, gorduras localizadas ou rosto arredondado. Tamanho indicado: no máximo 250 ml.

Fonte: Abril, www.abril.com.br