É possível deixar joelhos e cotovelos macios. Saiba como!

É possível deixar joelhos e cotovelos macios. Saiba como!

Cotovelos e joelhos necessitam de hidratação intensa.

Veja segredos para deixar a pele dessas áreas bem hidratadas

Todos os dias, você segue religiosamente sua rotina de hidratação pós-banho. O bom resultado é perceptível na maciez da sua pele. Entretanto, duas regiões continuam deixando a desejar: os cotovelos e os joelhos. Mas existe uma explicação lógica para eles ressecarem mais que o restante do corpo. ?Isso acontece porque, devido ao movimento intenso das articulações e da maior fricção com a roupa, eles têm a pele muito mais queratinizada?, diz a médica Flavia Sternberg, coordenadora do Departamento de Dermatologia da Unifesp.

Justamente por terem maior tendência à descamação e ao ressecamento, cotovelos e joelhos necessitam de hidratação intensa. Os cuidados já devem começar no banho, massageando as regiões com ducha vegetal e, de preferência, com um sabonete líquido com maior ação emoliente.

Como hidratar no pós-banho

Depois do banho, os cuidados continuam com a hidratação em si. Dê sempre preferência a produtos que contenham em sua formulação óleos vegetais de alto poder lubrificante, como os de gergelim e de semente de uva.

A dermatologista Flávia também recomenda hidratantes com pantenol e vitamina A. ?Esses compostos recuperam a proteção natural da pele e trabalham na regeneração das células?, diz.

Esfolie para regenerar a pele

A esfoliação semanal, tanto nos cotovelos como nos joelhos, também é altamente recomendada. ?O uso de esfoliantes naturais, como as flores de jasmim e macela associadas ao açúcar orgânico, é perfeito para remover as impurezas e as células mortas, sem ferir a pele?, comenta Flávia.

Outra receita com resultados bem satisfatórios é misturar sal e mel até obter uma consistência arenosa. Aplique rigorosamente na região, em movimentos circulares, e enxágue. Se a região estiver escurecida, a médica recomenda ainda uma receita que mistura aveia, leite de soja e mel.

Esfoliante para clareamento

Ingredientes

1 colher (de sopa) de aveia bem fininha

3/4 de xícara (de chá) de leite de soja

1 colher de sobremesa de mel

Modo de preparo

Misture a aveia com o leite de soja e aqueça em uma panela em fogo médio. Acrescente o mel e mexa até obter a consistência de um marshmallow. Aplique o creme sobre os cotovelos ou joelhos de maneira que fique uma camada grossa. Proteja o local com uma película transparente e deixe agir por cinco minutos. Retire o plástico e, em seguida, retire o creme que ficou com água. Por fim, uma dica bem simples para garantir a maciez de cotovelos e joelhos é aplicar óleo de oliva ligeiramente aquecido, massageando a região em questão.

Fonte: Terra