Editora da "Vogue Itália" diz que moda contribui para anorexia

A afirmação teria acontecido durante palestra na Universidade de Harvard.


Editora da

A editora da revista Vogue Italia, Franca Sozzani, disse que a indústria da moda é parcialmente culpada pelo aumento contínuo de transtornos alimentares. De acordo com o jornal Daily Mail, ela afirmou que "a moda é uma das causas da anorexia" durante palestra na Universidade de Harvard na segunda-feira (2).

No evento, ela discutiu a indústria da moda e os padrões de magreza extrema. "Uma das razões pelas quais a menina começa uma dieta muito restrita é a necessidade de corresponder a um padrão estético de magreza. Essa tendência atual tem consequências devastadoras para os hábitos alimentares de muitos adolescentes".

Aos 62 anos, a editora se mostrou contra as normas estéticas da moda. "O que nos leva a estabelecer que magro é bonito e que a magreza é o código estético que devemos seguir?", questionou aos estudantes.

Sozzi também fez questão de alertar sobre os perigos da obesidade e chamou atenção para todo tido de dietas extremas. Para defender seu ponto de vista, ela declarou que Vogue Italia vai fazer uma edição especial, "dedicada à saúde, com mulheres curvilíneas e saudáveis. Nós faremos o nosso melhor, mas antes dessa ideia de beleza mudar, vamos precisar de tempo", garantiu.

Recentemente, a revista Vogue Italia tirou uma imagem da modelo Karlie Kloss do seu site depois que a foto apareceu em sites pró-anorexia.

Fonte: Terra