EUA: Empresa cria espelho que "faz emagrecer" 4,5 kg e gera polêmica

Espelho custa cerca de R$ 400

A empreendedora Belinda James acaba de inventar uma alternativa à indústria de cosméticos: um espelho que torna a pessoa cerca de 4,5 quilos mais magra. Chamado de Skinny Mirror, o espelho conta com corte côncavo do vidro, que afina a imagem. Ela produz três tipos de espelhos: emagrecedores, convencionais e aqueles que aumentam a silhueta.

A designer afirmou ao Daily Mail que o objetivo dos espelhos, que são feitos à mão e custam cerca de R$ 400, é elevar a autoestima das pessoas. "Você se vê do jeito que se sente", afirmou. A empresa que produz os artigos se descreve como "uma companhia com a missão de aumentar a confiança das pessoas e a autoestima com um móvel usado no dia a dia e que dá uma perspectiva "não tão tradicional" de si mesmo".

Os fabricantes disseram ainda que antes de finalizarem o projeto descubriram que a autoestima está diretamente relacionada aos níveis de energia, ao sentimento de competência e ao fato de ser atrativa para outras pessoas.

"Nada é melhor do que a segurança que vem ao se sentir bem com seu próprio corpo. O Skinny Mirror te elogia cada vez que você olha para ele, aumentando sua autoestima antes de você sair de casa", afirma Belinda James. A designer compara a imagem projetada ao sentimento de quando alguém lhe diz "você está muito bonita hoje"".

Os fabricantes acreditam ainda que com os espelhos as pessoas comecem a perder a obsessão de emagrecer e fiquem mais focadas em fazer uma reeducação alimentar e se exercitar, pensando mais na saúde do que na estética. Outro ponto levantado pela designer, que testou o produto por semanas antes de colocar à venda, é ajudar quem sofre de dismorfia corporal, condição em que a pessoa não vê o que realmente é quando se olha no espelho.

Desde que foram lançados, os espelhos têm dividido opiniões e recebido críticas e elogios. Alguns acreditam que o produto engana as pessoas e que as lojas que o usam devem se envergonhar. Já os defensores afirmam que a nova imagem projetada pode dar o estímulo necessário para começar um novo dia.

Fonte: Terra