Entenda o que cada princípio ativo do hidratante faz por sua pele

Conhecer os diferentes tipos de princípios ativos dos hidratantes ajuda a tirar o melhor proveito do creme


Entenda o que cada princípio ativo do hidratante faz por sua pele

Ao escolher o hidratante, normalmente levamos em conta a marca, textura e o aroma do produto. Contudo para que peles de todos os tipos consigam tirar melhor proveito do cosmético, é preciso ficar atento às informações do verso da embalagem. Isso porque o rótulo indica os princípios ativos usados na formulação, que mudam de acordo com a finalidade do produto e o seu tipo de pele.

?Por conta do sistema antioxidante avançado para proteção contra raios UVA e infravermelhos, os hidratantes para face levam ativos diferentes, mais potentes?, ensina Mika Yamaguchi, farmacêutica e consultora técnica da Biotec Dermocosméticos. Por isso, o mesmo produto nunca pode ser usado no corpo e no rosto.

A boa notícia é que, a partir da escolha certa dos princípios ativos, o hidratante pode ser usado sem medo. Conheça, a seguir, os principais princípios ativos encontrados nos rótulos de hidratantes e suas funções a favor da beleza e saúde da pele.

Aquaporine: melhora o fluxo das camadas internas, hidratando-as profundamente. ?Aquaporine é um princípio ativo responsável por renovar o trânsito de água na pele?, afirma a Dra. Sheila Gonçalves, cosmetóloga e diretora técnica da Medicatriz Dermocosméticos. Hidratantes com esse ativo são indicados para cútis madura, pois com o passar do tempo, o canal celular por onde passa água se desgasta.

Laminactine: restaura as camadas da cútis e ajuda na hidratação. Esse ativo é rico em fito-componentes e ômega-3, substâncias que estimulam a síntese de colágeno - proteína responsável por dar firmeza à pele. Formulações com Laminactine são aplicadas tanto em peles jovens quanto nas maduras.

D.S.H CN®: formado pela molécula do ácido hialurônico - composto natural de hidratação -, o princípio ativo promove hidratação tanto externa como internamente, graças à presença do silício orgânico. ?As peles desvitalizadas podem abusar desse tipo de substância porque hidratam bastante e em longo prazo?, afirma a Dra. Sheila.

G.P.S Threalose: único açúcar que tem a capacidade de manter a estrutura das proteínas, Threalose é usado na hidratação da cútis, principalmente em peles jovens. Ele também tem a capacidade de proteger e estimular a renovação da membrana celular. ?Esse princípio ativo é muito recomendado para peles desidratadas, ou quando o tempo está muito seco e os banhos quentes são excessivos. Isso porque ele devolve a maciez da pele?, lembra Mika.

Fonte: Terra