Estudo decifra "corpo ideal" para mulheres e homens;veja resultado

Ambos os sexos concordam que o corpo feminino deve ser magro, porém com curvas

Um estudo feito pela Newcastle University mostrou que homens e mulheres compartilham de opiniões parecidas quando o assunto é um corpo bonito ? na ala masculina, quem representaria a perfeição seria o ator Daniel Craig, enquanto que o time feminino seria representado pela atriz Kelly Brook.



Ambos os sexos concordam que o corpo feminino deve ser magro, porém com curvas. Já quando o foco é o corpo masculino, homens e mulheres também compartilham da opinião de que o corpo deve ser musculoso, com uma cintura enxuta e ombros e peito largos, formando o clássico tronco em formato em ?V?.

Os pesquisadores perguntaram a 80 estudantes heterossexuais com idade média de 19 anos qual seria o formato ideal do corpo, tanto para si quanto para os seus parceiros. Então, eles usaram um programa para desenhar como seria esse corpo ideal.

Os resultados mostraram que ambos os sexos selecionaram imagens de mulheres com índice de massa corporal (IMC) em torno de 19, enquanto a imagem ideal dos homens girou em torno de 25, de novo, na opinião de ambos os sexos. A faixa saudável para o IMC, medida do peso em relação à altura, varia entre 18,5 e 24,9. Das 40 mulheres que integraram a pesquisa, 39 desenharam um corpo mais magro do que o próprio, ainda que apresentassem um peso saudável.

O líder da pesquisa, Martin Tovee, disse que, apesar de algumas mulheres se sentirem felizes com o que enxergam no espelho, muitas ainda querem ser mais magras. ?Isso indica um grande risco de se desenvolver uma desordem alimentar?, pontuou.

Em contrapartida, os homens querem ser mais musculosos. ?Isso exige ir mais para academia, mas, se eles não se sentem incomodados, isso não chega a ser um dano sério?, disse. ?Muito do que encontramos não chega a ser uma surpresa, de que as formas do corpo saudáveis ​​são também as mais atraentes, o que do ponto de vista evolutivo faz sentido?, acrescentou.

No entanto, ele observa que os fatores sociais também devem ser observados, uma vez que ambos os sexos superestimaram áreas chave como o tamanho do peito ou a quantidade de músculos. ?Nenhum dos dois modelos divergem muito, talvez por isso os homens não são de Marte e mulheres de Vênus. Estamos muito mais perto de nossas opiniões do que isso?, brincou.

Fonte: Terra