Famosas sofrem com efeito sanfona; confira aqui cinco dicas para evitá-lo

Deborah Secco, Kim Kardashian, Ellen Roche e outras celebridades já engordaram ou emagreceram bastante num tempo curto

Nem as famosas escapam. Deborah Secco, Kim Kardashian e Ellen Rocche já passaram pelo efeito sanfona várias vezes. "O cérebro interpreta a eliminação de peso rapidamente como uma ameaça à integridade do organismo e queima menos calorias, ou seja, o metabolismo se torna mais lento. É uma forma de preservação, para que o peso perdido possa voltar. É assim que ocorre o efeito sanfona, onde as pessoas comem de "tudo" ou "nada" de uma só vez", explica a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp.


Famosas sofrem com efeito sanfona; veja cinco dicas para evitá-lo

E o engorda-e-emagrece não é apenas um efeito estético: pode trazer malefícios à saúde. "Engordar e emagrecer rapidamente pode causar um enfraquecimento do sistema imunológico e o surgimento de doenças coronarianas", conta a nutricionista.

Geralmente, quem segue dietas muito radicais tende a sofrer com o efeito sanfona. "O desequilíbrio no metabolismo energético, devido à falta de alguns nutrientes, afeta diretamente na dificuldade na manutenção do peso. O melhor para uma perda de peso saudável é a tão falada reeducação alimentar, aliada à prática de exercícios físicos", diz ela.

O endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, dá cinco dicas que, segundo ele, são fundamentais para o organismo se acostumar com a perda de peso e não recuperar os quilos perdidos. Confira:

- Estipule horários para as refeições

- Estipule um dia da semana para comer "besteiras" que goste. Mas coma moderadamente!

- Evite excesso de sal

- Consuma dois litros de água diariamente

- Mastigue bem os alimentos

Fonte: EGO