Fashion Rio homenageia às Olimpíadas

Cerca de 30 grifes vão desfilar coleções de outono/inverno até quarta (13).

O verão ferve nas praias e ruas cariocas, mas nas passarelas do Fashion Rio já é inverno. A 16ª edição do evento começa nesta sexta-feira (8) e terá pela segunda vez como cenário o Píer Mauá, na Zona Portuária da cidade.

Até a próxima quarta (13), cerca de 30 grifes vão subir à passarela para mostrar as tendências para a estação mais fria do ano. Marcas como Cantão, Redley, Mara Mac, TNG, Maria Bonita Extra, Redley, Victor Dzenk, Juliana Jabour, Walter Rodrigues, Tessuti, Cavendish e outras vão revelar suas novas coleções. Entre as tops, estão confirmadas Viviane Orth, Rhaisa, Ana Claudia Michels, Aline Weber, Daiane Conterato, Bruna Tenório e outras.

Desta vez, o evento abraça como tema os Jogos Olímpicos de 2016, de carona na eleição do Rio como cidade sede. "Estamos juntos em torno de um grande projeto; muitas vidas passarão por transformações para que as Olimpíadas se realizem e sejam bem-sucedidas. Vamos convergir a moda com esse clima de pacto social que envolverá todas as esferas”, diz o diretor do Fashion Rio, Paulo Borges, que também comanda a semana de moda paulistana.

O espírito olímpico deve pipocar na passarela de diversas grifes, tais como a Cantão, que lança coleção inspirada na convergência de culturas, a Redley, que mostra o diálogo entre o esporte e urbano, a Acqua Studio, que leva à passarela modelos combinando toucas de natação e vestidos de gala, e a veterana Cláudia Simões, que traz referências aos atletas alemães dos anos 1930, retratados por Leni Riefenstahl no filme “Olympia”.

"É a partir do Rio, o grande cartão postal do país, que vamos mostrar ao mundo do que somos capazes", afirma Paulo Borges. Programação A semana carioca de moda começa às 18h30 com o clima pop da grife Auslander, que traz uma coleção inspirada no glamour do rock gótico, com destaque para os jeans rasgados.

Em seguida, desfilam Melk Z-Da, Giulia Borges e Victor Dzenk, que fecha a noite com uma homenagem à mitologia grega. No sábado (9), o estilista Walter Rodrigues abre a programação, seguido da Cantão, do estreante Lucas Nascimento, um craque do tricô radicado em Londres, e da marca Printing, que elaborou uma coleção de inverno baseada na combinação de elementos opostos. No domingo (10), Mara Mac inaugura a passarela do Fashion Rio tendo o mar como tema.

Em seguida, as grifes Filhas de Gaia, Cavendish e Graça Ottoni desfilam. A Coven encerra com uma coleção sobre o circo, brincando com sobreposições e muito colorido. A segunda-feira (11) inicia com o desfile da Acqua Studio, seguido de Claudia Simões, Maria Bonita Extra e Juliana Jabour. A TNG fecha a noite com peças inspiradas nos trajes dos nativos do Alasca.

Na terça (12), a programação tem Redley, R.Groove, Tessuti, Têca e Espaço Fashion, que prometem levar ao Fashion Rio uma coleção baseada nos astros, com estampas de referências espaciais e volume nos ombros. O último dia do evento, a terça-feira (13), concentra marcas que estreiam no Fashion Rio, como a estilista Nica Kessler, de apenas 27 anos, e a mineira Patachou, seguidas de Andrea Marques, que já comandou a Maria Bonita Extra, e da New Order, dirigida pelo grupo Osklen. A grife Alessa fecha a semana de moda apresentando sua coleção de inverno inspirada em instrumentos musicais.

Fonte: g1, www.g1.com.br